Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 22 Ago 2017, 00:43

Responder Tópico  [ 9 Mensagens ] 
 Android com Delphi XE5 aplicações nativas 
Autor Mensagem
Hello World!
Hello World!

Data de registro: 14 Ago 2011, 00:13
Mensagem Android com Delphi XE5 aplicações nativas
Neste mês de setembro/2013 assisti a apresentação da empresa Embarcadero sobre o Delphi XE5 que permite criar aplicações nativas para Android, compilando direto no ARM dispensando o uso da Dalvik, achei interessante até porque inicialmente o Delphi já tem suporte a iPhone há pouco mais de 2 anos, não sendo o mobile um campo totalmente novo para o Delphi.

Apesar de usar o Eclipse e Java para soluções Android, ainda assim baixei a demo do Delphi XE5 e fiz em pouco tempo algumas aplicações para Android, ficou bem produtivo mesmo, de qualquer modo deve ser um recurso mais interessante para os desenvolvedores que criam aplicações para Windows com Delphi e desejam já aproveitar o know how para dar um start no ambiente Android. O custo do ferramental é bem alto para as pequenas empresas de softwares e desenvolvedores independentes, ficando de fato um investimento interessante se o mesmo já estiver programando em Delphi para Windows e deseja expandir para Android.

Acredito que um tópico sobre "Android com Delphi" deve-se ser aberto, pois é mais uma fonte de recurso para criar aplicações para Android.

25 Set 2013, 11:24
Google employee
Google employee

Data de registro: 28 Jun 2012, 19:13
Mensagem Re: Android com Delphi XE5 aplicações nativas
Carlos Daniel, eu vi um vídeo de apresentação do XE5, tu achou mais produtivo que desenvolvimento nativo ou html5? Você poder compilar para ios e android é uma mão na roda se ignorarmos os padrões de cada SO, mas fiquei preocupado pois meu chefe adorou isso ae.

25 Set 2013, 11:38
Hello World!
Hello World!

Olá Raphael,

Sobre HTML5 sei muito pouco para fazer tal comparação, mas posso dizer que achei o Delphi XE5 mais produtivo que o Java quando estamos falando de softwares de automação comercial, ERP e outros típicos que são desenvolvidos em Delphi. Por exemplo, com DataSnap consigo fazer um aplicativo Android criado em Delphi XE5 conectar no banco de dados sem necessidade de consumir um webservice. No que tange ao tcpip, os componentes Indy estão todos presentes para Android também.

Outro ponto interessante é que o mesmo projeto pode ser Android ou iPhone, muda-se apenas a plataforma destino(target) no momendo de compilar, segundo a Embarcadero o compilador para Windows Phone 8 também está em vias de lançamento, com previsão para março de 2014.

Baixei o demo do Delphi XE5 e fiz diversos pequenoas aplicativos de teste para o meu tablet Samsung com poucos passos. Eu acredito que o Delphi XE5 não tem como pretenção trazer os programadores de Java, mas sim dar um novo horizonte aos programadores de Delphi que podem agora ter o Android como um mercado, já tinham desde o XE3 para iPhone e iPad, mas esses são mais restritos no mercado nacional.

Abraços

25 Set 2013, 15:19
Google employee
Google employee

Obrigado pelas informações Carlos, fico curioso com desempenho também... pelo que está escrito ele gera código nativo mesmo, deu pra perceber se o desempenho é o mesmo?

25 Set 2013, 23:19
Hello World!
Hello World!

Raphael honestamente não percebi diferença, mas por certo porque fiz programas pequenas que visão testes como threads, tcpip, json e outros... mas acredito sim que aplicações maiores devem ter um desempenho superior, assim como já acontece no Windows.

26 Set 2013, 10:05
Google employee
Google employee

Blz! Vlw pelas informações Carlos, se receber mais informações por favor nos passe :D Obrigado!

26 Set 2013, 10:39
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 06 Dez 2013, 16:38
amigo preciso de uma ajuda sua, sou programador em Delphi , estou iniciando com o Xe5, estou com dificuldade em criar aplicações em APK android ... pois quando compilo alem de icar um tamanho monstro de 5MB ele nao roda nos OS android , da erro ou fecha do nada.

nao sei se é a versao do meu sistema que uso WIN8 X64 que esta atrapalhando na compilação .
ou se eu estou fazendo algo de errado , ja compilei meus projetos em todos os Level do android ate o level 18 para Android 4.0.4 e nenhum funciona corretamente. tento instalar e abrir o APK , ele abre uma tela preta e encerra apliação.....

queria saber com vc se tem um kit SDK E NDK bom para usar com o Xe5 , ou se eu tenho que fazer alguma configuração no meu compilador para funcionar corretamente. poderia me ajudar???

se possivel trocar e-mail meu é: darkside_101@yahoo.com.br

agradeço desde ja amigo ate + abraços.

06 Dez 2013, 16:46
Hello World!
Hello World!

Bom dia Krocha,

Vamos em partes...

Caso você esteja usando um Delphi XE5 pirata o problema pode já começar nessa questão, logo que saiu o novo Delphi XE5 eu "testei" os novos recursos em um Delphi pirata e tive problemas em vários lugares, não só com o Android Na empresa não uso cópia pirata, foi mais em casa para poder conhecer as novidades.

É importante lembrar que o XE5 gera um binário nativo e não depende de componentes externos do Android, o mesmo ocorre com o Visual Studio C# com Xamanti que gera app para Android, toda IDE que gera binário nativo irá gerar maior que o Java, no próprio Windows é assim. Mas o interessante é que esse binário também não irá crescer de maneira expressiva se colocar novos componentes.

Outro motivo de gerar um binário maior é que por default o binário gerado é em modo "Debug", lembre-se que quando for gerar o binário final é importante mudar na opção Target do Project Mananger para o modo "Release" no caso do Windows e em modo "Application Store" no Android, isso também reduz muito o tamanho do binário.

Sobre fazer algum ajuste no ambiente após instalar o Delphi XE5, de fato nos primeiros "lotes" do produto isso era necessário, mas se você já adquiriu com a versão "Delphi XE5 Update 1" não é, pois tudo é automatico, inclusive não há conflito com o SDK do Eclipse que já tenha instalado.

O Delphi XE5 original irá instalar automaticamente tudo o que você precisa para programar no Android e iPhone, o NDK e SDK já está nos DVDs do Delphi e são instalados juntos com o produto e logo após instalar já recomendo fazer um update.

Obs : respondi aqui no forum ao invés do email porque assim outros colegas com dúvida podiam acompanhar.

abraços

Carlos Daniel

09 Dez 2013, 09:39
Hello World!
Hello World!

Alias, se puder faça um teste com os demos da site da Embarcadero, eu testei todos com exceção dos que usam banco de dados porque no meu caso as app no Android irão trocar dados com o servidor por server socket que implementei usando componentes Indy

Site
http://www.embarcadero.com/br/products/ ... amples-xe5

09 Dez 2013, 09:47
Responder Tópico   [ 9 Mensagens ]