Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 12 Dez 2019, 17:46

Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
 Por que desenvolver para.. 
Autor Mensagem
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 29 Mar 2009, 14:25
Mensagem Por que desenvolver para..
Olá pessoal, costumo de vez enquando dar uma olhada em notícias sobre o google android, tenho uma certa confiança no nome da google e creio que será um SO de sucesso.

Estou fazendo Administração em TI na FIT e estamos realizando um trabalho de SO's onde temos que dar a visão do admnistrador sobre o google android, ou seja, "Por que razões comerciais e estratégicas você desenvolveria para tal sistema?" escolhi falar sobre o Google Android, já estou fazendo algumas pesquisas, mas gostaria de ouvir do pessoal aqui do fórum que já está mais por dentro.

Por que razões comerciais e estratégicas você desenvolveria para o Google Android?

Por favor, se alguém puder me ajudar agradeço! (não sei se está na sessão correta mas pode mover se precisar)

29 Mar 2009, 14:31
Hello World!
Hello World!

Data de registro: 14 Fev 2009, 13:22
Mensagem Re: Por que desenvolver para..
Olá Felipe

Eu trabalho com desenvolvimento de softwares para Windows Mobile e já implantamos diversas soluções em vários clientes de vários portes.

Minha visão é a seguinte:

1) devido ao SO ser Open Source isso vai permitir que fabricantes de hardware para dispositivos móveis consigam baratear o custo de seus produtos. Desta forma principalmente as operadoras de telefonia celular poderão cobrar menos e assim oferecer planos/pacotes mais interessantes para diversas empresas que pretendem se automatizar e não o fazem em razão do custo do dispositivo móvel.

2) para empresas que possuem sua própria área de desenvolvimento, trabalhar com o Android proporcionará uma grande redução no custo das ferramentas de desenvolvimento bem como na redução na compra de componentes de terceiros já que como o código é aberto ficará mais fácil e acessível a todos os desenvolvedores as nuances do SO.

3) na minha opinião existirão nos próximos anos 2 ou 3 sistemas operacionais para dispositivos móveis dominantes: iPhone (1º) em em seguida virá o Android (2º) e Windows Mobile (3º). A Nokia até o momento não mostrou nada de espetacular ou quais seus planos para com o Symbiam. O webPro (antigo Palm OS) por enquanto não mostrou a que veio. Por enquanto é promessa mais ainda não via nada de concreto.

Acredito na força da Microsoft e no Windows Mobile mais para que eles possam crescer é necessário que o Windows Mobile sofra uma grande transformação o que demandará muito tempo e isso é algo que a Microsoft não dispõem, já que ela está entretida em recuperar sua participação no mercado diante do avanço de vários concorrentes e produtos mal sucedidos: Firefox x Internet Explorer 8, Zune que não decola, o Live Search que não consegue avalancar no mercado de buscas, o fracasso do Vista que será substituído pelo Windows 7 e o avanço do Linux no mercado dos netbooks entre outros produtos que citados aqui deixariam este post longo demais.

É isso!

30 Mar 2009, 14:59
Perfil ICQ YIM
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 29 Mar 2009, 14:25
Muito obrigado, passei o fim de semana inteiro pesquisando sobre o Android e adquiri uma boa base, mas nada como ouvir uma opinião sobre o que preciso de alguém que já está acompanhando há mais tempo.

Só para adicionar algo a conversa, acabei lendo por ai que a Nokia ficou incomodada com o Android e já criou a Symbian Foundation para bater de frente com a Open Handset Alliance que é a que financia o Android, e abrir o código do Symbian, é tipo uma briga de que de um lado tem como carro chefe uma empresa entende bem de celulares e de outro é quem "manda" na internet hehe.

Mas na minha opinião o Google se dará bem no mercado de celulares, além de tudo que já sabemos sobre o sistema, assim como a apple que antes não fazia parte do mercado se deu bem. Outro exemplo também que foge um pouco da área é a Microsoft que acabou se dando bem no mercado de videogames tb, na segunda geração do console mas se deu bem.

30 Mar 2009, 15:43
Developing Applications
Developing Applications

Data de registro: 30 Dez 2007, 13:08
Tópico interessante esse!!! :P

Primeiramente eu concordo com tudo que o JRSIQUEIRA descreveu e acrescento, no meu ver, foi uma grande sacada do Google criar o Andriod. Eles pensaram em tudo! desde a tendência, (Eles devem ter pensado: "as pessoas preferem andar com um celular no bolso ou um laptop em baixo do braço?". A resposta obviamente seria celular, então ta aí uma oportunidade de negócio.), até em como atrair desenvolvedores para a plataforma (há muitos e muitos programadores em java espalhados no planeta ;) e essa é a linguagem de desenvolvimento do Android). Enfim, a mobilidade é uma maravilha, quem não gosta de tá na praia respondendo e-mails ou conversando pelo Instant Messenger? Tudo bem que a internet móvel no brasil ainda é inacessível pra muitos, mas um dia esse cenário mudará!!! E o Google já previu isso, por isso criou o Android! ;)

Felipe Marcondes escreveu:
Por que razões comerciais e estratégicas você desenvolveria para o Google Android?

- Isenção de qualquer licença de software para desenvolver aplicativos;
- Produtividade no desenvolvimento (no Android, a programação é ao mesmo tempo simples e agradável);
- API diferenciada (no Android, posso criar aplicativos "ricos" e trazer uma nova experiencia aos usuários)
- clientela (posso criar um aplicativo barato, mas que venderia muito. Já parou pra perceber o número de celulares que tem no mundo?)

acho que é por aí....

abraço,
Jaison.

Siga o Portal Android no twitter: @portal_android

- Nunca deixe de compartilhar a solução de algum problema;
- Críticas, dúvidas ou sugestões relacionadas ao Portal Android? Participe do Portal;
- Venda, troca, compra? Classificados;
- Faça uma busca antes de postar, sua dúvida já pode ter sido respondida. Mecanismo de busca 1, Mecanismo de busca 2;
- Não crie tópicos com títulos tipo "AJUDA URGENTE", "IMPORTANTE", "AJUDA POR FAVOR", "ESTOU DESESPERADO", etc...

31 Mar 2009, 04:15
Perfil ICQ WWW
Responder Tópico   [ 4 Mensagens ]