|
Página 1 de 1
|
[ 13 Mensagens ] |
|
[RESOLVIDO] Lista muito pesada, alternativas
| Autor |
Mensagem |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
Data de registro: 01 Jun 2012, 12:50 Mensagens: 164
|
 [RESOLVIDO] Lista muito pesada, alternativas
Olá pessoal. Eu tenho uma lista com registros separados por mês, ou seja, primeiro pego os registros de "janeiro", depois "fevereiro", etc... Para montar a lista eu não estou usando XML, faço diretamente por código. Faço um while para cada mês e vou imprimindo os registros em tela.
Acontece que está muito lenta, para abrir 17 registros demora cerca de 7 a 10 segundos. Imagina se tiver muito mais, 7 segundos já é muito para a paciência de qualquer um hoje em dia...
Alguém tem ideia de como posso fazer melhor? Eu sei que se usar XML + spinner deve resolver o problema, mas acontece que tenho diversas querys, uma para cada mês, e para cada mês tenho um separador com o nome do mês e só depois os registros daquele mês.
Agradeço a ajuda.
_________________Happy Day - Nunca mais se esqueça das datas especiais, envia sms automaticamente no dia da comemoração! https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.happydayfreeCaso tenha encontrado sua solução, coloque como [RESOLVIDO] para facilitar a dúvida de outros. http://www.portalandroid.org- Tudo sobre o Android. JESUS VOLTARÁ! Não sabe quem é? Procure, ainda há tempo.
Editado pela última vez por filipe_moraes em 29 Ago 2012, 14:53, num total de 1 vezes
|
| 23 Ago 2012, 18:27 |
|
 |
|
thiprogramador
Android application
Data de registro: 01 Nov 2010, 17:29 Mensagens: 93
|
 Re: Lista muito pesada, alternativas
Sua base de dados é no Android ou remoto?
Porque você não traz tudo de uma vez e gera a lista?
Para deixar um pouco mais rápida, atribua a tabela um campo que tenha o número do mês, dai você cria um índice para esse campo e quando for consultar por mês é só comparar com esse campo. Isso vai ajudar um pouco.
Poste o código e mais informações para analisarmos.
_________________ Não existem problemas e sim soluções!
|
| 23 Ago 2012, 22:51 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Olá, obrigado pelo seu tempo. A base de dados é do android. O índice já existe, tenho o campo mes para facilitar.
O problema e que não posso trazer tudo de uma vez, porque tenho o seguinte: 1 - query para trazer os registros do mês corrente e do dia corrente. ( hoje ) 2 - query para trazer os registros do mês corrente mas a partir dia seguinte até ao fim do mês ( os dias que ainda restam no mês ) 3 - query para trazer janeiro 4- query para trazer março ...
Para cada query tenho um separador como o respectivo nome do mês, ou no caso da primeira e segunda query, "hoje" e "resto do mês" respectivamente.
Estou trocando tudo que é objeto gerado por código e inserindo no xml para ver se resulta. Se alguém souber de uma alternativa melhor, agradecia.
_________________Happy Day - Nunca mais se esqueça das datas especiais, envia sms automaticamente no dia da comemoração! https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.happydayfreeCaso tenha encontrado sua solução, coloque como [RESOLVIDO] para facilitar a dúvida de outros. http://www.portalandroid.org- Tudo sobre o Android. JESUS VOLTARÁ! Não sabe quem é? Procure, ainda há tempo.
|
| 23 Ago 2012, 23:22 |
|
 |
|
igor.chemin
Android application
Data de registro: 22 Nov 2011, 12:58 Mensagens: 84
|
Teria como vc posta o código para da uma olhada? Acho que ficaria, mas fácil para tentarmos te ajudar!
|
| 24 Ago 2012, 10:18 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Olá. Penso que não estou a fazer as conexões a base de dados da maneira correta. Na minha aplicação, tenho um botão que ao clicar, faz conexão com a base de dados e retorna os dados necessários. Cada vez que clico nesse botão, vou ao "gestor de tarefas" do aparelho e verifico que a memória RAM utilizada aumenta, e mesmo após fechar a activity não diminuiu, ou seja, cada vez que clico no botão só aumenta a utilização da memoria RAM. Eu vi que chegou a 64MB e 40% da CPU.
É normal isso acontecer? ou ao fechar a activity deveria diminuir a memoria RAM utilizada. Obrigado.
|
| 25 Ago 2012, 11:54 |
|
 |
|
A H Gusukuma
Dalvik Virtual Machine
Data de registro: 17 Jul 2011, 10:55 Mensagens: 1990 Localização: São Paulo
|
Olá Sem código fica difícil. Posta pelo menos o código do botão que faz aumentar a memória.
_________________Abraços ___________ Novo App: CalcMat - Calculadora de materiais para concreto Blog: Agorandroid - sobre programação Android Twitter: @Agorandroid ___________ Campanha: Facilite sua vida e a dos outros usuários Netiqueta:Procure responder as sugestões. Quando encontrar a solução, coloque [Resolvido] no primeiro post o mais rápido possível. Lembre-se de agradecer às pessoas que ajudaram e poste a solução do problema.
|
| 25 Ago 2012, 19:40 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Olá. Vou postar o código abaixo. Reparei em uma coisa, quando removo a aplicação e volto a instala-la, a utilização da memoria RAM fica nos 11/12 MB, porém ao fechar a aplicação e abrir novamente, passa a 24MB, depois fechei e abri novamente passou para 34MB... e assim vai aumentando e só para de aumentar se desinstalar a aplicação e voltar a instalar ou fazer um "kill" pelo "gestor de tarefas". Como o "gestor de tarefas" contabiliza a memoria utilizada? Pelo que entendi esta acumulando e não voltando ao inicio. Estou usando na minha aplicação um scheduler, através do "AlarmManager". Será que é por isso? Penso que não. Aplicação como o foursquare, por exemplo, no meu aparelho chegar a consumir 32MB da memoria RAM, mas se desligar a aplicação e voltar a abri-la volta ao normal, consome 11MB. Porque é que a minha aplicação continua a acumular esses valores? se eu abrir e fechar a minha aplicação 12 vezes, chega a 140MB, o que leva a travar o aparelho por alguns instantes. Penso que a solução do problema afinal não está na reformulação da lista mas sim na resolução do problema acima. Porque minha aplicação está consumindo cada vez mais memória ao abrir e fecha-la? De qualquer forma segue o fonte da activity principal: //Carregando dados para a lista de datas Cursor DATAS; DATAS = db. seek("datas", null, 0, "ASC"); DATAS. moveToFirst(); //verifica se encontrou algum registro if(DATAS. getCount()> 0){ DATAS. close(); //db.close(); //Carrega o layout XML que contem os separadores "Hoje, resto do mês, janeiro, fevereiro..." LayoutInflater inflate = (LayoutInflater ) getSystemService (Context. LAYOUT_INFLATER_SERVICE); LinearLayout LL = (LinearLayout ) inflate. inflate(R. layout. listmonth, null); LL. setLayoutParams(new RelativeLayout. LayoutParams(LayoutParams. FILL_PARENT, LayoutParams. WRAP_CONTENT)); listPanel. addView(LL ); Calendar cDt = Calendar. getInstance(); String cY = Integer. toString(cDt. get(Calendar. YEAR)); String cM = Integer. toString(cDt. get(Calendar. MONTH)); String cD = Integer. toString(cDt. get(Calendar. DAY_OF_MONTH)); int nM = cDt. get(Calendar. MONTH); int nD = cDt. get(Calendar. DAY_OF_MONTH); String cW = ""; String cTituloSeparador = ""; String cDzero = nD< 10? "0"+cD:cD; for(int nC= 1; nC<= 14; nC++ ){ //para separar por "Hoje","Ainda esse mes","Janeiro","Fevereiro"... switch (nC ) { case 1: String[] aData = fData (nD,nM, 0, 0); cTituloSeparador = this. getString(R. string. hoje)+ " "+cDzero+ " "+aData [1]+ ", "+cY; cW = "mes='"+cM+ "' AND dia='"+cD+ "'"; break; case 2: cW = "mes='"+cM+ "' AND dia>'"+cD+ "'"; break; default: if((nC -3)==nM ){cW = "mes='"+ Integer. toString((nC -3))+ "' AND dia<'"+cD+ "'"; }else{cW = "mes='"+ Integer. toString((nC -3))+ "'"; } break; } //Processa os registros encontrados DATAS = db. seek("datas",cW, 0, "ASC"); DATAS. moveToFirst(); if(DATAS. getCount()> 0){ //Altera as propriedades do separador if(nC== 1){ TextView TV = (TextView ) LL. findViewWithTag(Integer. toString(nC )); TV. setText(cTituloSeparador ); } while (!DATAS. isAfterLast()) { int nId = DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex(pk ))+1000; //Busca o contentor correspondente para o mes do registro atual LinearLayout LL_CONT = (LinearLayout ) LL. findViewWithTag(Integer. toString(nC +19)); //Carrega os layout XML para cada registro encontrado LayoutInflater inflateDatas = (LayoutInflater ) getSystemService (Context. LAYOUT_INFLATER_SERVICE); RelativeLayout RL = (RelativeLayout ) inflateDatas. inflate(R. layout. listdatas, null); RL. setId(nId ); RL. setOnClickListener(fEdit ); RL. setOnLongClickListener(fMultiSelect ); LL_CONT. addView(RL ); //Imagem de acordo com o envio ImageView IV_ENV = (ImageView ) RL. findViewById(R. id. ivenv); //Nome da pessoa TextView TV_NOME = (TextView ) RL. findViewById(R. id. tvnome); TV_NOME. setText(DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("nome"))); //Último envio String cTxtCort = this. getString(R. string. ultimo_envio)+ ": "; if(DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("ultenv"))== null){ cTxtCort = cTxtCort + this. getString(R. string. sem_registro); IV_ENV. setImageResource(R. drawable. relogioc); }else{ String cData = DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("ultenv")). replaceAll(" ", ""); String[] a = cData. split("-"); String[] aD = a [0]. split("/"); String[] aH = a [1]. split(":"); int nDia = Integer. parseInt(aD [0]); int nMes = Integer. parseInt(aD [1]); int nHora = Integer. parseInt(aH [0]); int nMinu = Integer. parseInt(aH [1]); String cDia = nDia< 10? "0"+ Integer. toString(nDia ): Integer. toString(nDia ); String cMes = nMes< 10? "0"+ Integer. toString(nMes ): Integer. toString(nMes ); String cHora = nHora< 10? "0"+ Integer. toString(nHora ): Integer. toString(nHora ); String cMinu = nMinu< 10? "0"+ Integer. toString(nMinu ): Integer. toString(nMinu ); cTxtCort = cTxtCort + " "+ cDia+ "/"+cMes+ "/"+aD [2]+ " - "+cHora+ ":"+cMinu; int nUEnv = DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("ultok")); if(nUEnv== 0){ IV_ENV. setImageResource(R. drawable. relogiov); }else if(nUEnv== 1){ IV_ENV. setImageResource(R. drawable. relogioa); }else{ IV_ENV. setImageResource(R. drawable. relogiol); } } //Texto com o ultimo envio TextView TV_ENV = (TextView ) RL. findViewById(R. id. tvenv); TV_ENV. setText(cTxtCort ); //Verifica se tem algum alarme programado Cursor AL = db. seek("alarms", "keyalarm='"+DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("keyalarm"))+ "' AND ativo='1'", 2, "ASC"); AL. moveToFirst(); ImageView IV_AL = (ImageView ) RL. findViewById(R. id. ival); if(AL. getCount()> 0){ RelativeLayout. LayoutParams IV_AL_PARAM = (android. widget. RelativeLayout. LayoutParams) IV_AL. getLayoutParams(); IV_AL_PARAM. width = fPxToDpi (25); IV_AL_PARAM. height = fPxToDpi (25); IV_AL. setLayoutParams(IV_AL_PARAM ); }else{ RL. removeView(IV_AL ); } AL. close(); //verifica se a opção de envio automatico está programada ImageView IV_SMS = (ImageView ) RL. findViewById(R. id. ivsms); if(DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("auto"))== 1){ RelativeLayout. LayoutParams IV_SMS_PARAM = (android. widget. RelativeLayout. LayoutParams) IV_SMS. getLayoutParams(); IV_SMS_PARAM. width = fPxToDpi (25); IV_SMS_PARAM. height = fPxToDpi (25); IV_SMS. setLayoutParams(IV_SMS_PARAM ); if(nPosId== 1){IV_SMS_PARAM. addRule(RelativeLayout. RIGHT_OF,IV_AL. getId()); } else{IV_SMS_PARAM. addRule(RelativeLayout. RIGHT_OF,RL_ENV. getId()); } }else{ RL. removeView(IV_SMS ); } //Data da comemoracao Calendar c = Calendar. getInstance(); String cDia = DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("dia"))< 10? "0"+DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("dia")):DATAS. getString(DATAS. getColumnIndex("dia")); String[] aData = fData (DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("dia")),DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("mes")),DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("hora")),DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("minu"))); int nDias = difInDays (Integer. parseInt(aData [4]),DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("mes")),DATAS. getInt(DATAS. getColumnIndex("dia"))); String cDias = nDias< 10? "(0"+ Integer. toString(nDias ): "("+ Integer. toString(nDias ); if(nDias> 1){cDias = cDias+ " dias)"; } else{cDias = cDias+ " dia)"; } TextView TV_COM = (TextView ) RL. findViewById(R. id. tvcom); TV_COM. setText(aData [3]+ " "+cDia+ " "+aData [1]+ ", "+aData [4]+ " "+cDias ); //Pula para o proximo registro encontrado DATAS. moveToNext(); } }else{ //remove do layout o mês que não tem registros LinearLayout LL_CONT = (LinearLayout ) LL. findViewWithTag(Integer. toString(nC +19)); LL. removeView(LL_CONT ); } DATAS. close(); } db. close(); Muito obrigado pela vossa ajuda.
|
| 25 Ago 2012, 20:20 |
|
 |
|
A H Gusukuma
Dalvik Virtual Machine
|
Quantos registros você tem no db? Esse é um caso típico para ListView que reaproveita views, o aumento da memória deve estar relacionado à criação de views por código.
_________________Abraços ___________ Novo App: CalcMat - Calculadora de materiais para concreto Blog: Agorandroid - sobre programação Android Twitter: @Agorandroid ___________ Campanha: Facilite sua vida e a dos outros usuários Netiqueta:Procure responder as sugestões. Quando encontrar a solução, coloque [Resolvido] no primeiro post o mais rápido possível. Lembre-se de agradecer às pessoas que ajudaram e poste a solução do problema.
|
| 25 Ago 2012, 20:35 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Tenho cerca de 20 registros na BD. Mas ao encerrar a aplicação não deveria "reiniciar" o uso da memoria? É que cada vez que fecho e volto a abrir, consome mais memoria, até o aparelho travar, voltando ao normal somente se for no "gestor de tarefas" e terminar a aplicação. Ao fechar a aplicação, a memoria deveria ser liberada, porque esta "acumulando"?
Obrigado pela sua ajuda.
|
| 25 Ago 2012, 20:40 |
|
 |
|
A H Gusukuma
Dalvik Virtual Machine
|
Como está fechando o app? Está usando Back ou Home?
|
| 25 Ago 2012, 20:45 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Estou usando o back. E ao pressiona-lo, chama uma função na minha aplicação, a "onBackPressed". No fonte abaixo, substitui o "finish()" por "android.os.Process.killProcess(android.os.Process.myPid())". Resultou, mas não entendo qual a diferença nem mesmo se é seguro usar isso. //Função que será chamada ao pressionar o botão back do aparelho public void onBackPressed (){ if(!bAlert ){ bAlert = true; final Alert alert = new Alert (this); alert. setType(1); alert. setImageResource(R. drawable. sair); alert. setTitle(AniversarioSemXmlActivity. this. getString(R. string. desligar). toUpperCase()); alert. setText("Fechar aplicação"); alert. show(); alert. setPositiveButton(new OnClickListener (){ public void onClick (View v ){ alert. close(true); finish (); } }); alert. setNegativeButton(new OnClickListener (){ public void onClick (View v ){ alert. close(false); bAlert = false; } }); return; } } Obrigado.
|
| 25 Ago 2012, 20:56 |
|
 |
|
A H Gusukuma
Dalvik Virtual Machine
|
|
| 26 Ago 2012, 08:09 |
|
 |
|
filipe_moraes
Anatomy of an App
|
Ok, obrigado pela vossa ajuda. Concluí que a melhor solução no momento é mesmo fazer o "android.os.Process.killProcess(android.os.Process.myPid())" no método "onDestroy". A H Gusukuma, ao ler os artigos percebi que teria que refazer toda a minha aplicação. Muito obrigado pelas dicas. Como é a primeira aplicação, penso que vou deixa-la assim mesmo, consegui reduzir bem a utilização da memoria, mas para melhorar de vez só mesmo refazendo aplicando as dicas dos artigos.
Obrigado.
|
| 27 Ago 2012, 12:39 |
|
|
|
Página 1 de 1
|
[ 13 Mensagens ] |
|