Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 11 Dez 2017, 00:55

Responder Tópico  [ 320 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Magic "Semi-Brickado" 
Autor Mensagem
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 08 Jun 2010, 13:57
Mensagem Re: Magic "Semi-Brickado"
Com o meu aconteceu isso, eu dava fastboot oem e ele entrava no cm6, mas o animal aqui tentou fazer um wipe antes de reinstalar o spl, e como não consegui instalar o spl, o cm6 foi pro pau. Depois ficava dizendo que não tinha imagem de boot e parou na RUU. No seu caso ainda tem conserto!

Samsung - Galaxy S III - CF-Root - Unbranded Stock Rom

07 Jan 2011, 10:41
Android Guru
Android Guru

Data de registro: 24 Nov 2010, 00:17
Tem conserto? Tinha, então...

Antes de tentar qualquer coisa mais radical, fiquei um puta tempão ontem tentando fazer flash do hboot através do ADB (pois no fastboot dava remote: not allow e outros erros do tipo). Nada feito, pois com o CM rodando ele não reconhece comandos flash para as partições radio ou hboot, somente as outras.

Tentei flashear várias imagens diferentes de recovery, com o intuito de reiniciar no modo recovery e a partir de lá voltar a SPL para uma versão compatível com o rádio. Nada feito também, pois apesar de todas elas terem sido gravadas com sucesso, quando mandava reiniciar o telefone, sempre caía de volta na tela RUU USB. Não adiantava usar combinações tipo HOME + POWER ou VOL DOWN + POWER, nada respondia, e para voltar ao CM, eu tinha que dar o comando fastboot oem boot.

Tentei gravar a recovery de novo usando o ROM Manager, ele também não acusava erro (sempre terminava com sucesso), mas na hora de reiniciar, voltava ao RUU USB. Enfim, recovery não era uma opção, mesmo com o adb funcionando normalmente.

Aí que eu resolvi partir pra ignorância: comecei a dar flash nas outras partições (boot, userdata, etc), imaginando que assim talvez ele entrasse no modo recovery quando solicitado. Aí que ferrou tudo... o CM passou a iniciar mas não respondia mais aos comandos na tela touch, somente nos botões e na trackball. Depois, tentei outras coisas, inclusive rodar novamente o RUU europeu para ver se ia até o fim, por exemplo, mas nada feito.

Agora, ele não inicia mais o CM 6.1, fica direto na tela de RUU USB. Quando eu dou o comando fastboot oem boot, ele até vibra, como fazia antes, parecendo que vai iniciar o CM. Pelo menos, o adb continua respondendo, consigo ver o celular com adb devices, consigo abrir um adb shell...

Só que agora meu problema é outro: quando eu uso o adb, praticamente qualquer comando que eu dou dá "permission denied". Pior: eu tento dar "su", ele dá um erro estranho:

C:\android-sdk\tools>adb shell
$ su
su
[1] + Stopped (signal) su
$

E fica nessa. Os poucos comandos que consegui fazer funcionar são "cd", "pwd", "cat", "flash_image"... o resto que tentei dá permissão negada. Nem o "ls" não funciona!!! Pior ainda, não consigo mais acesso ao sdcard através deste celular:

$ cd sdcard
cd sdcard
cd: can't cd to sdcard
$

Os comandos adb pull e adb push funcionam, mas são poucas as pastas do celular que eu consigo ler/gravar arquivos com eles. Por exemplo, não consigo fazer nada com o sdcard... só consigo manipular arquivos com esses comandos na pasta "/data/local", por exemplo.

Então, tentei jogar umas imagens de hboot e recovery nessa pasta /data/local, para usar o flash_image (que respondia normalmente), mas aí dá erro de permissão negada ao GRAVAR nas partições que eu tentei (recovery, por exemplo).

Enfim... tá brabo. Alguém tem ideia de como fazer o adb voltar ao normal e parar de encher o saco com esse erro de permission denied?

Outra alternativa que encontrei envolve a tentativa de modificar manualmente a versão da ROM instalada no celular (vejam aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=843544). Dessa maneira, se conseguisse mudar a versão para uma versão BEM antiga, daria pra tentar rodar o RUU europeu que inclui o SPL 1.33 (por exemplo, a versão 2.17.401.2 HTC Portugal test-signed, que tem SPL 1.33.0010H, rádio 3.22.20.17 e ainda por cima é versão de testes, S-OFF). Conseguindo executar esse RUU até o fim com sucesso, o celular estaria ressuscitado, pois estaria com combinação de rádio e SPL compatíveis, além de um SPL com S-OFF!

O problema: para modificar a versão da ROM instalada, tem que ser via ADB... tem uma série de comandos... e meu ADB tá dando permission denied pra quase tudo.

O QUE FAZER? hehe, me sinto como uma criança que perdeu o doce... até ontem ele bootava :(

Abs

ZTE X850 | Android 2.1 stock | 2 GB

07 Jan 2011, 10:58
Anatomy of an App
Anatomy of an App

A última frase foi perfeita. Foi exatamente assim que eu me senti quando percebi que ele não iniciava mais. Talvez não tinha jeito mesmo, ou faltou um pouquinho de paciência da nossa parte. Agora não sei se ainda tem alguma coisa a fazer.

07 Jan 2011, 11:06
Android Guru
Android Guru

Eu ainda to atras de tentar fazer o adb voltar ao normal... tentando fazer esse maldito permission denied parar de aparecer. Se isso não rolar, acho que já era de vez, pois não adianta ter o adb respondendo se não deixa fazer nada :(

07 Jan 2011, 11:08
Android Guru
Android Guru

Bom, descobri que esse monte de rolo com permissões negadas no adb é por causa do maldito boot.img que eu tentei fazer flash ontem. Esse flash deu certo (infelizmente) e gravou por cima daquele que era utilizado pelo CM que ainda está instalado.

Dentro da imagem boot.img, entre outras coisas, tem um arquivo chamado default.prop, que é lido durante o boot do sistema. Ali dentro tem várias propriedades utilizadas pelo celular, entre elas uma singela ro.secure, que precisa estar setada como 0 (zero) para dar permissões. A porcaria de imagem que eu fiz flash ontem era de uma versão "ship" e tem essa propriedade com valor 1... que me impede o acesso no adb.

Agora estou tentando desesperadamente gravar de volta o boot.img daquele RUU europeu (test-signed), para ver se volta ao normal. Só que voltei ao problema de ter que fazer flash no fastboot... e dá aquela mensagem xarope de assinatura :(

07 Jan 2011, 12:38
Android Guru
Android Guru

OPA... quem sabe agora dê pra andar um pouco mais....
O tal RUU europeu da HTC (aquele usado no inicio do tutorial para o froyo) utiliza SPL 1.76 e rádio 6.35 ... se rodar ele até o fim, ele dá pau durante a atualização do rádio, o que já é esperado pois o SPL atual é incompatível com o rádio instalado.

Poréééém... olhando nos temporários, ao contrário de quase todos os outros RUUs e SAPPIMG.ZIP que achei por aí, este RUU especificamente é dividido em DOIS zipados...

O primeiro - rom.zip - tem a imagem "boot_special.img" - não sei qual o intuito dela, mais o SPL 1.76 e o rádio 6.35. Não dá pra fazer flash separadamente pois, como sempre, o próprio zipado tem a assinatura da HTC. Se fizer flash desse zip, é aí que trava durante o update do rádio.

A novidade é o segundo zipado - rom1.zip - que é composto pela imagem "boot.img", a recovery.img (padrão da HTC), a splash screen, a system.img e a userdata.img. Este zipado TAMBÉM é assinado pela HTC e eu consegui fazer flash dele com sucesso até o fim! Ou seja, as partições boot, system, recovery e userdata agora estão com as versões de fábrica da HTC.

Agora, quando liga o celular, ele fica só na splash-screen... e reinicia o tempo todo, sem nunca terminar de dar boot no sistema. Vou tentar entrar em recovery, quem sabe lá o adb esteja normalizado... e estou de volta à ativa :D :D :D

07 Jan 2011, 12:46
Android Guru
Android Guru

Ah, e de brinde, agora pelo menos aparecem os três androids na parte de baixo da tela :D

Agora estou tentando rodar o SAPPIMG.ZIP daquela versão bem velhinha que achei, que vem com o SPL 1.33. Quem sabe?
Se não der, ao menos já sei como "ressuscitar" o vol-down + power do tijolinho! Santo ROM1.ZIP hehehe

07 Jan 2011, 12:49
Android Guru
Android Guru

Bom... é sempre um passo pra frente e outro pra trás...

Agora eu não consigo entrar no recovery (nem mesmo o oficial do telefone, muito menos em customizados). Portanto, nada de adb até agora.
Pelo menos, consigo entrar no HBOOT, FASTBOOT e RUU normalmente... ele voltou a responder como deveria, mas ainda tá com a combinação de SPL e rádio incorretas. E o SPL ainda é S-ON, ou seja, nada de fastboot flash por enquanto.
Tentei fazer flash do arquivo zipado do RUU antigão (com SPL 1.33) mas não aceitou por causa da versão da ROM, que ainda consta como mais nova do que a que tentei instalar.

Segue a briga!

07 Jan 2011, 14:52
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Rapaz, que briga boa essa com o magic. Bate a agonia de ver que o telefone está em perfeito estado de funcionamento, mas um maldito detalhe de sistema (S-ON), um bloqueio ridículo impede o uso normal do sistema. Ponto pra assistência técnica.

07 Jan 2011, 16:01
Android Guru
Android Guru

É verdade... é bem frustrante ver que bastaria ter o tal security = off e tudo estaria resolvido. Uma pena...

Ainda tô brigando aqui, pois ele não entra no recovery de jeito nenhum. Se ligar normalmente, fica em loop na splashscreen do HTC Magic. Se mandar entrar no modo HBOOT, FASTBOOT ou RUU, também responde perfeitamente - mas nesses três modos, não tenho como conectar via ADB. E o Recovery, que daria acesso via ADB, não tá entrando /55

Haja saco, mas acho que ainda tem saída!

Abs

07 Jan 2011, 16:14
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 10 Jan 2011, 00:36
Mais um com o mesmo problema..
Não sei mais o que fazer, nem estou afim de gastar alta grana e perder um bom tempo pra arrumar..
Vamos tentando..

No mais, eu não tenho o GoldCard, estou com a SPL ON e nem tenho como gerar um GoldCard, alguma sugestão? rs

abs

10 Jan 2011, 00:38
Android Guru
Android Guru

Cara, poste aqui tudo o que aparece na tela de RUU do seu telefone...

E o que você fez pra chegar a esse ponto... Talvez esteja em condições parecidas com a que este aqui estava até outro dia. Quem sabe um comando "fastboot oem boot" já não faz ele voltar a iniciar o sistema? Aí dá pra tentar fazer flash da recovery ou em último caso, tentar modificar manualmente a versão da ROM instalada no telefone, o que permitiria a execução de um RUU mais antigo, que instalaria o SPL correto para o rádio 3.22... enfim, a missa é longa.

Abs

10 Jan 2011, 08:21
What is a Activity?
What is a Activity?

Fala Yuri, beleza?
Cara, ja tentei de tudo que foi postado nesse thread, mas nada funciona..

Meu celular está da seguinte forma

SAPHIRE PVT 32A SHIP S-ON H
HBOOT-1.76.0010 (SAPP60000)
CPLD-12
RADIO-3.22.20.17
Jan 14 2010,00:14:58

RUU (ou RUU USB quando estou com ele conectado)

O que eu fiz foi basicamente o que todo mundo fez, estava com o CM6.1 e copiei o SAPPIMG pro meu SD, mandei atualizar e bricou na hora de atualizar o rádio, eu ainda tinha como entrar em RECOVERY e FASTBOOT, até que resolvi seguir novamente o tutorial pra atualizar do 1.5 pro CM6.1 (2.2), chegando na parte de atualizar o Radio (com o RUU Europeu) ele deu erro nos 36% e empacou, fiquei preso nessa tela de RUU :(

Problema é que não conheço ninguem com Android HTC, só com Motorola.. gerar o GoldCard pra tentar rodar o RUU Europeu está dificil..

Se alguém tiver mais alguma ideia, agradeço..
Abs

10 Jan 2011, 08:42
Android Guru
Android Guru

OK, então vc está praticamente no mesmo pé que a gente aqui hehe...
O que me ajuda pra fuçar é que eu tenho outro Magic à disposição para qualquer necessidade, goldcard, etc., se não fosse ele realmente seria mais difícil ainda.

Seguinte... antes de mais nada, vc ainda consegue entrar no modo recovery? Tente desligar o celular, segure o HOME apertado e aperte power para ligar... e segure o HOME apertado. Veja se ele entra na tela de recovery customizada, o que pode te permitir fazer o flash do SPL correto para teu celular. É improvável, mas não custa testar.

Se não der, tente fazer o seguinte: deixe o celular na tela RUU USB, conectado no PC, vá ao DOS e dê o comando fastboot oem boot ... veja se ele inicia o Cyanogen que você tinha antes de tentar fazer o update.

Se ele iniciar (como este aqui iniciou algumas vezes), tem uma tentativa que só é possível fazer quando o celular dá sinal de vida pelo ADB, que é tentar modificar manualmente o número da versão da ROM instalada no celular, o que permitiria a execução de um RUU mais antigo do que aquele europeu. Mas isso, só se o adb responder...

Tente aí, qualquer coisa tamos aí.

Abs

10 Jan 2011, 09:16
What is a Activity?
What is a Activity?

Cara, nada... modo recovery, fastboot.. foi tudo pro espaço... rsrsrs

Também tentei o ressucitar ele via 'oem boot' e ele não entra mais no CM (eu dei um Wipe anteriormente) acho que por isso o meu não carrega mais nada do CM.

Já tentei inúmeras RUUS da lista do forum x-developer, mas todas dão erro de assinatura, desde as mais velhas as mais novas.. CUDIO.. não sei mais pra que lado ir... rsrsrsrs

Abs

10 Jan 2011, 09:22
Android Guru
Android Guru

É, se tu deu um wipe, ele limpou as partições todas, aí não tem o que fazer para bootar o CM de novo pois ele não está mais lá.

Nessas condições, o máximo que eu consegui fazer foi "flashear" um pedaço do RUU europeu (aquele que vc também tentou aí) para recuperar as partições boot, system e userdata. Isso fez com que os 3 androids voltassem a aparecer na tela de RUU, além dele voltar a responder nos modos HBOOT e FASTBOOT (além do RUU) e também do splash screen da HTC ter voltado a aparecer. Só que o ruim é que ligando ele normalmente, ele fica em loop mostrando essa splash screen, e não sai disso.

As outras partições (hboot, radio e recovery) não consegui recuperar pelos mesmos motivos que vc. Se a gente conseguisse catar um ZIP assinado pela HTC que contivesse somente o SPL e a recovery corretas (ou seja, spl 1.33 e recovery compatível), nosso problema estaria resolvido, só que todos os zipados da HTC contém o rádio... e ele é atualizado ANTES do SPL, gerando aquela telinha zebrada do cacete. Se ele fizesse flash da SPL antes do rádio, problema resolvido... mas infelizmente não é assim.

Portanto... você está numa situação parecida com a do meu aqui. Se o adb respondesse, teria chance de recuperar fazendo essa modificação manual da versão da ROM, mas sem adb isso não dá pra fazer. Minhas tentativas atuais consistem em tentar fazer o adb detectar o celular de alguma maneira.

Até tem uns RUUs europeus que rodariam nesse teu Magic, mas além de precisar do goldcard para permitir a instalação, eles vão travar no mesmo ponto, na hora de atualizar o rádio, pois eles usam SPL 1.76. Ou seja... tá bem complicado.

Se eu descobrir alguma novidade, aviso por aqui :D

10 Jan 2011, 09:33
What is a Activity?
What is a Activity?

De fato, fui fazendo uma cagada atrás da outra.. rsrs

Eu tentei o mesmo procedimento pra ver se conseguia algum avanço, mas nem isso. O meu ainda está 'preso' na tela do RUU com o chip e a tarja vermelha.

Cara, será que não é mais fácil descobrir como 'chavear' o zip com a assinatura da HTC? Ai da pra meter a SPL certa lá e resolver parte do problema pelo menos.

Ou então, baixar o RUU com o Android 1.5 que tem no site da HTC. O SN se faria tão necessário assim pra usar aquele arquivo, porque eu tentei baixar direto do site e colocando o SN do meu Magic ele informa que aquela atualização não é pro meu aparelho.

Em ultima instância, sabe se existe alguma assistencia aqui na Serra? Não to muito confiante em ter que enviar o aparelho pra SP. Se nada der certo, atiro esse tijolo touch no Tega.. rsrs

Abs

10 Jan 2011, 09:47
Android Guru
Android Guru

Ih cara... tu acabou de falar em vários pontos bem complicados. Assinar o zip com a private key da HTC? Só se vc for um super executivo da HTC rsrs... ou seja, impossível, isso é um dos princípios da criptografia, garantir que uma assinatura digital seja exclusivamente de uma pessoa/empresa/entidade somente.

O RUU com Android 1.5 do site da HTC Brasil não serve pra nada, pois além de ter o mesmo SPL que temos agora (1.76), ele é destinado somente aos clientes da operadora Entel, que é... do Chile. Super organizado aquele site. Por isso ele não aceita o SN de nenhum Magic brasileiro.

Assistência na serra gaúcha? hehe, melhor não contar com isso, afinal, até para celular comum é complicado achar quem seja de confiança... e é tendência entre os fabricantes de celular centralizar o atendimento de assistência técnica, até a Nokia tá fazendo isso (o que já quebrou muita eletrônica pequena que dava assistência autorizada)... e é exatamente isso que a HTC faz, vc precisa mandar pra eles em SP e eles analisam e decidem a melhor solução.

Obviamente, nestas condições, a perda de garantia é certa, pois as versões de software não conferem com as que saíram da fábrica (temos uma versão de rádio que nunca saiu no Brasil, por exemplo), sem contar a splash screen que não é da TIM (ou Claro, ou da tua operadora). Como ninguém vende Magic sem logotipo de operadora neste país... já demonstra que foi fuçado. Mas mandar pra eles não é o problema, afinal tu tá mandando pra fábrica e é certo que eles te darão solução. O problema é o preço da solução e principalmente o prazo para solução, pois precisa mandar vir peças de fora do país.

No teu caso, para tentar chegar ao mesmo pé em que estou, tu poderia tentar fazer flash de uma parte dos arquivos daquele RUU europeu que tu tentou rodar aí anteriormente. Isso vai fazer com que aquele ícone do chip e tarja vermelha saiam dali e apareçam de novo os três androids, bem como vai fazer ele mostrar de novo a splash screen, vai fazer o hboot voltar a responder, bem como o modo fastboot. Mas ainda assim, mesmo mandando atualizar através do hboot (aquelas instruções que estão no site da HTC Br, com o update mais recente), ele vai dar pau na hora de atualizar o rádio.

Se quiser tentar, dá um grito que te dou a dica de como fazer.

Abs

10 Jan 2011, 10:41
What is a Activity?
What is a Activity?

Se tu puder me ensinar o caminho das pedras pra fazer pelo menos os 3 Android's voltarem eu agradeço muito.
Pelo menos isso já é algum avanço, conseguindo dar fastboot fica mais facil pra tentar trocar a SPL, ou pelo menos tentar usar o GoldCard pra alterar a RUU.

Abs

10 Jan 2011, 10:58
Android Guru
Android Guru

Seguinte então... Vou te resumir aqui o que foi dito durante o tópico em vários posts separados...

A idéia geral é localizar dentro dos arquivos temporários do Windows os arquivos zipados que são utilizados pelo RUU europeu da HTC. Achando esses zipados, tu usa o fastboot para fazer flash de um deles no telefone (isso porque o outro tem o radio, que é onde dá pau). Nossa idéia é fazer a metade do serviço que daria certo, se não fosse o problema do update do rádio durante a execução do RUU.

Para isso, faz o seguinte:
- primeiro, limpe a pasta de arquivos temporários do teu usuário, dependendo da versão do Windows (XP, Vista ou 7) eles estão em um lugar diferente... localize-a e apague o máximo de arquivos que vc puder de dentro dela.
- feito isso, não feche a janela do explorer que mostra essa pasta de temporários (agora limpa).
- execute o RUU europeu, mas não vá até o fim, só abra a tela do RUU e deixe-a aberta na tela.
- veja a pasta de temporários, vai ter uma ou duas pastas novas lá dentro. Navegue por essas pastas até achar uma delas que tem vários arquivos, entre eles ARUWizard.exe, rom.zip e rom1.zip. Esses dois zips são os que interessam.
- copie esses dois arquivos zipados para dentro da pasta do SDK do android, subpasta tools (exemplo, c:\android-sdk\tools).
- vá numa janela do command prompt, acesse essa pasta tools do sdk.
- conecte o celular na USB e ligue-o. Dê um fastboot devices - deve aparecer o SN do celular.
- para garantir, dê o comando fastboot oem rebootRUU - ele vai entrar no modo RUU, se ainda não tiver desse jeito.
- por fim, dê o comando fastboot flash zip rom1.zip - sendo que esse rom1.zip é um dos dois zipados que vc puxou dos temporários. É o maior dos dois, que deve ter uns 90 MB mais ou menos.

Isso vai demorar uns minutos, como sempre, e no fim deve pedir pra reiniciar o celular. Vc vai ver que daí em diante ele vai iniciar, cair na splash screen da HTC e ficar em loop, sem nunca terminar de iniciar o Android hehe...

Aí, pra entrar em hboot ou fastboot, basta usar os combos vol down + power ou back + power. Teria o home+power também pra entrar no recovery, mas aqui não funciona, pois a imagem da partição recovery está no rom.zip, que não dá pra gravar até o fim por conter o rádio (e dar pau durante o update).

É mais ou menos isso. Qualquer coisa avisa cara.

Abs

10 Jan 2011, 11:14
Application Life Cycle
Application Life Cycle

Data de registro: 19 Jun 2010, 14:16
yurifranzoni escreveu:
Seguinte então... Vou te resumir aqui o que foi dito durante o tópico em vários posts separados...

A idéia geral é localizar dentro dos arquivos temporários do Windows os arquivos zipados que são utilizados pelo RUU europeu da HTC. Achando esses zipados, tu usa o fastboot para fazer flash de um deles no telefone (isso porque o outro tem o radio, que é onde dá pau). Nossa idéia é fazer a metade do serviço que daria certo, se não fosse o problema do update do rádio durante a execução do RUU.

Para isso, faz o seguinte:
- primeiro, limpe a pasta de arquivos temporários do teu usuário, dependendo da versão do Windows (XP, Vista ou 7) eles estão em um lugar diferente... localize-a e apague o máximo de arquivos que vc puder de dentro dela.
- feito isso, não feche a janela do explorer que mostra essa pasta de temporários (agora limpa).
- execute o RUU europeu, mas não vá até o fim, só abra a tela do RUU e deixe-a aberta na tela.
- veja a pasta de temporários, vai ter uma ou duas pastas novas lá dentro. Navegue por essas pastas até achar uma delas que tem vários arquivos, entre eles ARUWizard.exe, rom.zip e rom1.zip. Esses dois zips são os que interessam.
- copie esses dois arquivos zipados para dentro da pasta do SDK do android, subpasta tools (exemplo, c:\android-sdk\tools).
- vá numa janela do command prompt, acesse essa pasta tools do sdk.
- conecte o celular na USB e ligue-o. Dê um fastboot devices - deve aparecer o SN do celular.
- para garantir, dê o comando fastboot oem rebootRUU - ele vai entrar no modo RUU, se ainda não tiver desse jeito.
- por fim, dê o comando fastboot flash zip rom1.zip - sendo que esse rom1.zip é um dos dois zipados que vc puxou dos temporários. É o maior dos dois, que deve ter uns 90 MB mais ou menos.

Isso vai demorar uns minutos, como sempre, e no fim deve pedir pra reiniciar o celular. Vc vai ver que daí em diante ele vai iniciar, cair na splash screen da HTC e ficar em loop, sem nunca terminar de iniciar o Android hehe...

Aí, pra entrar em hboot ou fastboot, basta usar os combos vol down + power ou back + power. Teria o home+power também pra entrar no recovery, mas aqui não funciona, pois a imagem da partição recovery está no rom.zip, que não dá pra gravar até o fim por conter o rádio (e dar pau durante o update).

É mais ou menos isso. Qualquer coisa avisa cara.

Abs

Cara, eu tô quase voltando pra CM e jogando o update oficial de novo só para tentar ajudar e brincar um pouco com o Android! XD (sério! @_@)
Mas, sei que vou desesperar se ficar mais de um dia sem meu 'filho'. .-.

Sério, tá chato ficar muito tempo preso nos cadeados da HTC, :/ (mesmo tendo uma funcionalidade bacana!)

Bom, enquanto não tomo coragem pra isso, vou tentando postar ajudando (estou acompanhando o tópico desde o início)... No XDA ninguém conseguiu usar SAPPIMG.zip s (ou RUUs) não assinados ou "forjados"?
É que é bem estranho ter tanto RUU não assinado lá, alguma utilidade devem ter conseguido fazer!

10 Jan 2011, 14:50
Android Guru
Android Guru

Pior que nessas condições de SPL com S-ON, não tem o que fazer, pois a "security" que está habilitada nestes SPL é justamente para não permitir flash de qualquer coisa - especificamente, de arquivos zipados não-assinados ou assinados por outra entidade que não seja a HTC. Se extrair do arquivo zipado, aí este SPL com segurança habilitada simplesmente não permite comandos flash direto nas partições (é o tal remote: not allow).

Por isso os SPLs com S-OFF deixam flashear qualquer coisa, eles não fazem verificação de assinatura do zip e permitem fazer flash do que quiser na partição que vc quiser. É criptografia pura e simples, e funciona extremamente bem.

Por outro lado, os RUUs que estão por lá são todos assinados pela HTC, até porque só assim para o celular permitir a instalação daquelas ROMs em condições normais. Os arquivos sappimg.zip e sappimg.nbh que rolam no xda, na maioria dos casos, também são assinados. A diferença entre eles é que o RUU faz flash dos zipados automaticamente, através de um aplicativo Windows quase à prova de noobs, enquanto que os zipados precisam ser jogados na raiz do SD-card e o usuário precisa iniciar o celular no modo hboot, ou seja, tem um pouco mais de interação do usuário nesse processo.

Mas essencialmente, os zipados usados pelos RUUs são praticamente os mesmos que os sappimg.* assinados que a gente vê por lá. Tanto que precisam ser assinados.

Quanto ao goldcard... ele só te permite instalar no teu telefone a ROM que foi feita para outro MODELO de telefone (ou seja, ele ignora a verificação de modelo do aparelho, o tal SAPP60000, SAPP50000...). Mesmo assim, se você tiver uma versão de ROM instalada que é mais recente do que aquela incluída dentro do zipado assinado, aí nem o goldcard resolve, vai dar erro 140 (main version older) e não vai permitir instalar. Daí a utilidade de uma SPL com S-OFF, bastaria nesse caso extrair o conteúdo do zipado que dá erro 140 e fazer flash "no braço".

Enfim... tamos numa situação chata que não tem muita saída até agora. Se o celular ao menos respondesse ao ADB, teríamos uma chance de mexer manualmente na versão da ROM instalada no celular, o que permitiria executar um RUU mais antigo do que a ROM instalada atualmente (e pular o erro 140 - main version older). Dessa forma, daria pra pegar um RUU antigão, que inclua o SPL 1.33.xxxx, e executar no celular (com o goldcard inserido, naturalmente), para que a combinação rádio + spl + recovery voltasse a ser compatível.

Só que pra mexer nessa versão da ROM instalada, tem que rodar um script via ADB. Quem quiser tentar, o link para esse processo de mexer na versão da ROM do celular é este: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=843544

Como aqui o meu tijolinho não está respondendo ao ADB, ferrou :D

Abraços

10 Jan 2011, 15:27
Android application
Android application

Data de registro: 14 Dez 2010, 10:59
yurifranzoni escreveu:
Pior que nessas condições de SPL com S-ON, não tem o que fazer, pois a "security" que está habilitada nestes SPL é justamente para não permitir flash de qualquer coisa - especificamente, de arquivos zipados não-assinados ou assinados por outra entidade que não seja a HTC. Se extrair do arquivo zipado, aí este SPL com segurança habilitada simplesmente não permite comandos flash direto nas partições (é o tal remote: not allow).

Por isso os SPLs com S-OFF deixam flashear qualquer coisa, eles não fazem verificação de assinatura do zip e permitem fazer flash do que quiser na partição que vc quiser. É criptografia pura e simples, e funciona extremamente bem.

Por outro lado, os RUUs que estão por lá são todos assinados pela HTC, até porque só assim para o celular permitir a instalação daquelas ROMs em condições normais. Os arquivos sappimg.zip e sappimg.nbh que rolam no xda, na maioria dos casos, também são assinados. A diferença entre eles é que o RUU faz flash dos zipados automaticamente, através de um aplicativo Windows quase à prova de noobs, enquanto que os zipados precisam ser jogados na raiz do SD-card e o usuário precisa iniciar o celular no modo hboot, ou seja, tem um pouco mais de interação do usuário nesse processo.

Mas essencialmente, os zipados usados pelos RUUs são praticamente os mesmos que os sappimg.* assinados que a gente vê por lá. Tanto que precisam ser assinados.

Quanto ao goldcard... ele só te permite instalar no teu telefone a ROM que foi feita para outro MODELO de telefone (ou seja, ele ignora a verificação de modelo do aparelho, o tal SAPP60000, SAPP50000...). Mesmo assim, se você tiver uma versão de ROM instalada que é mais recente do que aquela incluída dentro do zipado assinado, aí nem o goldcard resolve, vai dar erro 140 (main version older) e não vai permitir instalar. Daí a utilidade de uma SPL com S-OFF, bastaria nesse caso extrair o conteúdo do zipado que dá erro 140 e fazer flash "no braço".

Enfim... tamos numa situação chata que não tem muita saída até agora. Se o celular ao menos respondesse ao ADB, teríamos uma chance de mexer manualmente na versão da ROM instalada no celular, o que permitiria executar um RUU mais antigo do que a ROM instalada atualmente (e pular o erro 140 - main version older). Dessa forma, daria pra pegar um RUU antigão, que inclua o SPL 1.33.xxxx, e executar no celular (com o goldcard inserido, naturalmente), para que a combinação rádio + spl + recovery voltasse a ser compatível.

Só que pra mexer nessa versão da ROM instalada, tem que rodar um script via ADB. Quem quiser tentar, o link para esse processo de mexer na versão da ROM do celular é este: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=843544

Como aqui o meu tijolinho não está respondendo ao ADB, ferrou :D

Abraços

o seu nao ta na garantia?

10 Jan 2011, 17:22
What is a Activity?
What is a Activity?

Yuri, tentei esse procedimento e aqui não funcionou, da um na tela do cel..

'Checking Model ID...
Update Fail!'

no CMD aparece

'INFOsignature checking...
INFOzip header checking...
INFOzip info parsing...
INFOchecking model ID...
FAILED (remote: 41 model id check fail)
finished. total time: 48.547s'

:'(

10 Jan 2011, 17:23
Android Guru
Android Guru

Por "meu", entenda-se o aparelho que se encontra brickado sob meus cuidados, mas na real é de um colega de trabalho hehehe...
Tá na garantia sim, tanto que com esses últimos relatos, ficou decidido de mandar pra análise da fábrica e era isso, fazer o que. Estamos oficialmente jogando a toalha, de novo. Tivemos progressos, mas não o suficiente pra ressuscitar o bichinho.

Abs

10 Jan 2011, 17:25
Android application
Android application

pq velho.. a propria htc ta condenando o bixo e trocando a placa.. é pq nem eles tem a moral de assinar o arquivo.. e se a radio deu pau no update é pq eles nao foram capazes de fazer algo sem erro...

o tecnicos deles nem sabem olhar a versao da radio... ngm perdeu a garantia... todo mundo aguardando peça...

10 Jan 2011, 17:34
Android Guru
Android Guru

Pois é, por isso que o dono decidiu despachar de uma vez, antes que eles mudem de ideia hauehau

Acho que o erro deles foi fazer um update que atualiza PRIMEIRO o SPL e depois o rádio. Aí só pode dar merda quando o SPL anterior é de versão diferente (tipo de 1.33 para 1.76), pois o rádio também será diferente!

Eu li em algum lugar no xda que é no SPL que existe a "tabela de partição" do rádio, e é por isso que caso vc faça flash de uma combinação incompatível, na hora do rádio ele se perca todo e não consiga terminar de fazer. Ele tenta escrever de um jeito mas a partição está formatada de outra forma, é um troço assim.

Quanto à assinatura, provavelmente eles tenham sim o cacife, pois o zipado que eles liberaram em dezembro era assinado pela HTC (senão nem iria instalar). Na minha opinião, a cagada foi o script de atualização. Se vc for olhar os zipados de outros RUUs, por exemplo, ele atualiza primeiro o Rádio e depois o SPL. Só nesse zipado é que ele fez primeiro o SPL, pelo que eu percebi.

Mas posso estar enganado tbm :D

Enfim, o que interessa é que o aparelho vai pra fábrica e era isso. Agora é paciência de esperar o prazo para devolução.

Abraços

10 Jan 2011, 17:51
What is a Activity?
What is a Activity?

Entrei em contato com o Suporte ontem, a primeira atendente mal perguntou meu nome e me mandou executar alguns passos (formatar o SD, copiar o SAPPIMG pro SD e tentar fazer o cel arrancar - o que não funcionou). Na segunda tentativa a atendente me explicou que o procedimento de atualização só estava funcionando corretamente para quem formatava o SD e baixava o arquivo pelo Windows XP, já pelo Vista ou Seven (meu caso) estava ocorrendo o erro de cair na tela de RUU. E que devido a essa informação não constar no site, eles estavam tendo um número significante de assistência.

Não foi o nosso caso, mas podemos usar isso para garantir que nossos celulares serão cobertos pela garantia.

11 Jan 2011, 07:03
Android Guru
Android Guru

Ô, toda ajuda é bem-vinda!!
Bom saber disso. Valeu!

11 Jan 2011, 08:27
Application Life Cycle
Application Life Cycle

henriquewint escreveu:
Entrei em contato com o Suporte ontem, a primeira atendente mal perguntou meu nome e me mandou executar alguns passos (formatar o SD, copiar o SAPPIMG pro SD e tentar fazer o cel arrancar - o que não funcionou). Na segunda tentativa a atendente me explicou que o procedimento de atualização só estava funcionando corretamente para quem formatava o SD e baixava o arquivo pelo Windows XP, já pelo Vista ou Seven (meu caso) estava ocorrendo o erro de cair na tela de RUU. E que devido a essa informação não constar no site, eles estavam tendo um número significante de assistência.

Não foi o nosso caso, mas podemos usar isso para garantir que nossos celulares serão cobertos pela garantia.

Eita, mas o arquivo é o mesmo, independente de por onde foi baixado! o___õ.
Não tenho certeza absoluta agora, mas acho que baixei pelo Seven e foi normal... (logo após eu trocar a rádio manualmente, claro, já que eu tava com CM antes)

11 Jan 2011, 10:49
What is a Activity?
What is a Activity?

O arquivo pode ser o mesmo, a formatação também (ou não), mas fato é que segundo a atendente, o SO tem influenciado e isso nos tem garantido a garantia perdida... rsrs

Mas é bom correr, porque ela ainda comentou que a HTC está indo atrás pra colocar informações mais concretas no site, o que pode acabar num futuro próximo 'invalidando' a garantia para nós, que usávamos o CM6.x e usamos a desculpa de ter feito o procedimento em determinado SO.

11 Jan 2011, 11:05
Application Life Cycle
Application Life Cycle

henriquewint escreveu:
O arquivo pode ser o mesmo, a formatação também (ou não), mas fato é que segundo a atendente, o SO tem influenciado e isso nos tem garantido a garantia perdida... rsrs

Mas é bom correr, porque ela ainda comentou que a HTC está indo atrás pra colocar informações mais concretas no site, o que pode acabar num futuro próximo 'invalidando' a garantia para nós, que usávamos o CM6.x e usamos a desculpa de ter feito o procedimento em determinado SO.

Mas e quem já fez e só estava esperando "tempo" para mandar pra garantia? Pode ser uma desculpa.. ^^

11 Jan 2011, 11:08
Android Guru
Android Guru

Vixe, que falta de prática hein... se brincar, é capaz da gente já saber mais que os técnicos deles sobre este modelo /66
Aqui eu também fiz pelo Win7 no meu Magic (que estava com o Android 1.5) e funcionou de primeira!!! Coincidência?

Acho que logo que eles conseguirem juntar informações suficientes para provar que esses aparelhos foram fuçados, eles vão mudar o procedimento, fazer o que.

Abs

11 Jan 2011, 11:20
Android application
Android application

então.. o atendente, tbm perguntou em que OS eu baixei o arquivo.. eu falou que tinha sido o win7 ele falou que dava pau no 7 e eu retruquei falando que não tinha outro OS... ae ele mandei eu dar um clear só por consciencia e ja foi abrindo a OS...

11 Jan 2011, 11:22
Android application
Android application

yurifranzoni escreveu:
Vixe, que falta de prática hein... se brincar, é capaz da gente já saber mais que os técnicos deles sobre este modelo /66
Aqui eu também fiz pelo Win7 no meu Magic (que estava com o Android 1.5) e funcionou de primeira!!! Coincidência?

Acho que logo que eles conseguirem juntar informações suficientes para provar que esses aparelhos foram fuçados, eles vão mudar o procedimento, fazer o que.

Abs

o tec não foi capaz de olhar a Radio...

mas acho que não são burros....

deve ser tercerizado...

ae pensa vc...

a htc te paga por manutenção.. vc da perda de garantia e o cliente pode nao querer arrumar...

vc troca a placa e a htc te paga pelo serviço! =]

11 Jan 2011, 11:24
What is a Activity?
What is a Activity?

Citação:

deve ser tercerizado...

ae pensa vc...

a htc te paga por manutenção.. vc da perda de garantia e o cliente pode nao querer arrumar...

Além do que, é muito mais prático pra eles ao verem a tela de RUU mandarem vir uma placa nova do que ficar procurando no software onde é o problema pra depois resolverem.

11 Jan 2011, 11:32
Android application
Android application

henriquewint escreveu:
Citação:

deve ser tercerizado...

ae pensa vc...

Além do que, é muito mais prático pra eles ao verem a tela de RUU mandarem vir uma placa nova do que ficar procurando no software onde é o problema pra depois resolverem.

tendo por base que a placa é o item mais caro do cel.. acho que o maior desonesto nessa historia é a assistencia tec da htc com a htc...

11 Jan 2011, 11:36
Android Guru
Android Guru

É, muito provavelmente seja bem essa a realidade. Resta saber se a fábrica vai continuar aceitando esses pareceres técnicos (torçamos que sim!!!), ou melhor, até quando vão continuar aceitando...

11 Jan 2011, 12:29
Android Guru
Android Guru

henriquewint escreveu:
Yuri, tentei esse procedimento e aqui não funcionou, da um na tela do cel..

'Checking Model ID...
Update Fail!'

no CMD aparece

'INFOsignature checking...
INFOzip header checking...
INFOzip info parsing...
INFOchecking model ID...
FAILED (remote: 41 model id check fail)
finished. total time: 48.547s'

:'(

henrique, esqueci de te responder hehe
Esse erro "model id check fail" acontece quando vc não tem um goldcard correto no telefone. Tem que fazer esse procedimento com o goldcard, senão não rola.

A função do goldcard é justamente permitir que vc instale ROMs no seu aparelho sem fazer a checagem do modelo do aparelho. Sem ele, o celular só aceita updates para exatamente aquele modelo de celular (no caso, SAPP60000). Esse zipado se não me engano é para o SAPP50000, por isso que ele não instala sem o goldcard.

Agora, se a versão da ROM instalada for SUPERIOR à versão da ROM que vem dentro do zipado, aí não tem o que fazer, nem o goldcard vai fazer esse update ser processado pelo celular. A única forma seria aquele esquema de modificar a versão da ROM manualmente dentro do celular, mas isso só rola via ADB.

Abs

11 Jan 2011, 12:34
What is a Activity?
What is a Activity?

Me f#udi legal, pois não tenho mais o GC..
Agora a esperança é que façam o mesmo procedimento no meu celular. Não to afim de pagar 200 mangos por uma instalação de software.. rs

11 Jan 2011, 12:50
Android Guru
Android Guru

Cara, mas se não me engano, existe uma forma de criar um goldcard sem usar o tal Goldcard Tool, que precisa do HTC conectado à USB e com ADB ativado. Procura no fórum xda-developers, tem vários tutoriais de como criar goldcard dessa forma, mas é bem mais complicado, pois tem que ser no Linux, depois de achar um código maluco tu tem que mexer com um editor de texto em hexadecimal num determinado local do cartão SD, etc, etc, enfim, é uma puta mão de obra...

11 Jan 2011, 14:01
Android application
Android application

henriquewint escreveu:
Me f#udi legal, pois não tenho mais o GC..
Agora a esperança é que façam o mesmo procedimento no meu celular. Não to afim de pagar 200 mangos por uma instalação de software.. rs

vc nao tem o arquivo q eles mandam no email?

11 Jan 2011, 14:15
Android Guru
Android Guru

O problema é saber se o arquivo que ele tem é relativo ao SD card que ele vai usar... pois o arquivo IMG é gerado sobre informações do cartão micro SD que você está usando, ou seja, o arquivo muda de cartão para cartão.

Abs

11 Jan 2011, 14:38
What is a Activity?
What is a Activity?

Vasculhei o meu GMail de cabo a rabo e não encontrei nada..
Usei o próprio SD que veio com o celular pra gerar o GC, e usaria no mesmo SD.
Agora é dar um jeito de mandar pra assistência e esperar inúmeros dias pra ter meu 'brinquedo' de volta.

11 Jan 2011, 16:50
Application Life Cycle
Application Life Cycle

yurifranzoni escreveu:

Abs

E conhecemos mais mesmo. Duvido que os caras da HTC internacional dêem essa mancada. São simplesmente geniais, não é à toa que a Sense UI é o que é...

E outra, dizer que a culpa é do SO que baixou o SAPPIMG.zip? humpf, desculpa esfarrapada.

11 Jan 2011, 18:50
Android application
Android application

Data de registro: 22 Nov 2010, 01:46
Ae negada, o meu ta voltando da assistencia hoje. Tudo coberto pela htc!

12 Jan 2011, 13:59
Android application
Android application

que dia vc enviou?

12 Jan 2011, 14:10
Android application
Android application

dia 21 chegou la!

12 Jan 2011, 20:18
Android application
Android application

Data de registro: 24 Jun 2010, 00:23
Já chegou?
Como está?

Valeu!

17 Jan 2011, 11:09
Android application
Android application

Chegou, instalei a atualização oficial e ficou beleza. Entretanto, no mesmo dia ele apagou de vez e não liga mais, estou mandando de volta pra SP hoje. Desisti dele, vou comprar um aifone 4!

17 Jan 2011, 16:35
Responder Tópico   [ 320 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo