Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 14 Nov 2019, 02:47

Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
 Maior autonomia da bateria do Android 
Autor Mensagem
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 15 Dez 2011, 16:58
Mensagem Maior autonomia da bateria do Android
Olá pessoal, como primeiro post vou trazer um tópico que vi em outro fórum, mas que é muito intereçante e que realmente acontece e funciona.

Uma queixa comum de usuários do Android é que em muitos casos, a autonomia da bateria pode cair com o tempo, fazendo com que um aparelho que antes aguentava um dia inteiro de uso pesado com uma única carga passe a pedir água no meio da tarde, por exemplo. Considerando que a autonomia da maioria dos aparelhos com o Android não é das melhores, qualquer redução adicional pode ser realmente perturbadora.

Esta redução pode começar pequena e ir se acentuando com o tempo, sintomas que podem ser confundidos com o de uma bateria envelhecendo, embora a causa real nada tenha a ver com a saúde da bateria.

O Android monitora constantemente o uso da bateria, salvando as informações no arquivo "/data/system/batterystats.bin". O grande problema é que com o tempo, depois de muitas cargas e descargas parciais, é comum que o sistema passe a se confundir, parando a carga antes que a bateria esteja completamente carregada. Com isso, o sistema pode considerar que uma carga equivalente a apenas 60 ou 70% equivale a uma carga completa, fazendo com que a autonomia caia em um terço ou mais. Este problema é especialmente comum no Milestone ou Milestone 2, mas pode ser encontrado também em outros aparelhos, independentemente da versão do Android em uso, especialmente se você tem o hábito de alternar entre diferentes ROMs.

O principal sintoma é o medidor passar a cair muito rápido de um nível intermediário para um aviso de bateria fraca, se mantendo estável dos 100 aos 60% e depois caindo rapidamente para os 20%.

Felizmente, este é um problema simples de solucionar, desde que você tenha acesso de root.

Comece plugando o carregador e deixando a bateria carregar completamente. O passo seguinte é deletar o arquivo de estatísticas, fazendo com que o sistema "esqueça" o status incorreto da bateria. Se você tem o Root Explorer instalado, pode simplesmente abrir o gerenciador e deletar o arquivo "/data/system/batterystats.bin"

Imagem

Caso contrário, você pode deletá-lo usando o Battery Calibration (Link do Market para o Batery Calibration: https://market.android.com/details?id=com.nema.batterycalibration&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5uZW1hLmJhdHRlcnljYWxpYnJhdGlvbiJd), um utilitário gratuito disponível no Market (o "Battery Calibration" serve precisamente para deletar o arquivo). Não se preocupe, pois este é apenas um arquivo de log, que será recriado no próximo boot.

Imagem

Deletado o arquivo, desligue o aparelho e o conecte (desligado) ao carregador. Você verá o indicador da bateria mostrando 100%:

Imagem

Mantendo o aparelho ligado, conectado ao carregador, desconecte a bateria:

Imagem

Isso fará com que ele resete sozinho e mostre um ícone de carga com um sinal de interrogação:

Imagem

Assim que ele aparecer, coloque novamente a bateria (com o aparelho ligado) e depois de poucos segundos o medidor subirá para os 60%:

Imagem

A partir daí, a bateria continuará carregando até realmente chegar no máximo (o tempo pode variar de acordo com o quanto as estatísticas do sistema estavam desreguladas). Espere o medidor chegar até os 100% e deixe mais uns 15 minutos para garantir e você voltará a ter a autonomia inicial.

Se você está a muito tempo usando o aparelho com a autonomia reduzida, o aumento pode ser surpreendente.

Esta é a receita mais simples para calibrar a bateria, mas existem muitos outros procedimentos possíveis, que podem funcionar melhor em outros aparelhos. Uma alternativa comum é deixar o telefone ligado até que ele desligue por falta de energia, deixar que ele carregue completamente enquanto desligado, deletar o batterystats.bin (ou usar a função "Battery stats wipe" do Nandroid) e então repetir o processo. Em qualquer caso, a ideia básica é limpar as estatísticas e re-treinar o sistema para que ele volte a utilizar toda a capacidade da bateria.

NOTA: Fiz os testes em meu aparelho (Xperia Neo), desta forma, tirando a bateria e mostrando o ícone de "?" não funciona... ao remover a bateria o aparelho se desliga. Porém, já a algum tempo, ainda de quando utilizava o Batery Calibration no Xperia X10 mini pro, este sim sempre funcionou perfeitamente. As imagens do tuto são de um Milestone 2.

------------
Fonte: http://migre.me/7aJiO

Ice Cream Sanduche 4.0.4
Versão 4.1.B.0.587
-----

16 Dez 2011, 10:57
Android application
Android application

Data de registro: 04 Abr 2011, 13:06
Mensagem Re: Maior autonomia da bateria do Android
Gostei muito da materia, aproveitando :

Deixei o aparelho em total repouso, desliguei a Internet e segundo plano (em sincronização).
Ele estava com a bateria em 54 %, o nivel baixou para 53 % depois de aprox. 2 horas e 1/2.
Mas depois baixou para 52 % com apenas 15 minutos, e depois de 30 minutos baixou para 49 %.
Como falei o aparelho ficou em total repouso com tudo desligado.

26 Dez 2011, 16:47
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 06 Jan 2012, 22:50
Certo dia no trabalho fui executar este tutorial mas dei um vacilo pois minha bateria não estava carregada 100% e a partir daí piorou sinistramente.. em stand by minha bateria aguenta de 8 a 10 hrs somente!

Quando vou executar o tutorial tudo caminha bem, até o ponto onde eu devo desligar o telefone e conectar o carregador para visualizar o indicador da bateria. Meu aparelho religa e não visualizo o indicador da bateria. Desligo o aparelho e quando conecto ao carregador ele religa sozinho!!! Se desligo o aparelho carregando, ele religa sozinho!!! Fucking shit!!!

Alguma dica???

06 Jan 2012, 22:59
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 15 Dez 2011, 16:58
leopec escreveu:
Certo dia no trabalho fui executar este tutorial mas dei um vacilo pois minha bateria não estava carregada 100% e a partir daí piorou sinistramente.. em stand by minha bateria aguenta de 8 a 10 hrs somente!

Quando vou executar o tutorial tudo caminha bem, até o ponto onde eu devo desligar o telefone e conectar o carregador para visualizar o indicador da bateria. Meu aparelho religa e não visualizo o indicador da bateria. Desligo o aparelho e quando conecto ao carregador ele religa sozinho!!! Se desligo o aparelho carregando, ele religa sozinho!!! Fucking shit!!!

Alguma dica???

Instala o Battery Calibration ou simplesmente carrega 100%, deleta o arquivo, desliga o telefone, tira a bateria por 30 segundos, recoloca a bateria e conecta o carregador mas não aperte botão algum após conectar o carregador!!

deixe algum tempo carregando desligado e depois ligue novamente.

Indico o Battery Calibration que é muito fácil usar... ele indica a carga da bateria mV (não sei o que é essa unidade de medida de energia louca...) e os passos de execução são muito simples:

plugue o celular no carregador;
deixe carregar 100%;
abra o battery calibration, clique no botão "Battery Calibration";
desplugue o carregador de seu aparelho.

*"Este programa remove o arquivo de sistema batterystats.bin que é onde o OS guarda os dados de carga da bateria. O OS gera um novo arquivo de batterystatus limpo em logo em seguida".*

Ice Cream Sanduche 4.0.4
Versão 4.1.B.0.587
-----

18 Jan 2012, 15:04
Responder Tópico   [ 4 Mensagens ]