Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 18 Jan 2021, 12:55

Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
 Qual seria a melhor IDE/ambiente de desenvolvimento? 
Autor Mensagem
Widgets
Widgets

Data de registro: 18 Dez 2011, 14:10
Mensagem Qual seria a melhor IDE/ambiente de desenvolvimento?
Prezados,

Atualmente, qual seria a melhor IDE/ambiente para desenvolvimento Android? Eu sempre utilizo o Eclipse com JDK, mas de uns tempos par cá estou pensando em mudar, isso devido aos comentários de alguns desenvolvedores que estão utilizando Delphi, Android Studio, Phonegap entre outros, daí fico pensando se eu não estaria desatualizado ou até mesmo sendo muito conservador.

Grato e aguardo qualquer comentário.

01 Set 2016, 11:19
Hello Android
Hello Android

Data de registro: 04 Ago 2016, 11:15
Mensagem Re: Qual seria a melhor IDE/ambiente de desenvolvimento?
Há uma boa questão semelhante à sua dúvida no stack overflow http://stackoverflow.com/questions/2957 ... h-adt-2015 com excelentes discussões a respeito.

Quando eu precisei fazer essa escolha, optei pelo Android Studio por ele ser a IDE "oficial" para desenvolvimento android, mas parece que o Eclipse também tem lá suas vantagens. Uma delas é que o Eclipse é mais rápido e mais fácil, sendo muito bom para aprendizado e para pequenos projetos. Por outro lado, usando o Android Studio você terá a garantia de sempre receber as últimas atualizações.

01 Set 2016, 12:20
Android application
Android application

Data de registro: 26 Mai 2015, 19:29
aprendiz_ce escreveu:
Prezados,

Atualmente, qual seria a melhor IDE/ambiente para desenvolvimento Android? Eu sempre utilizo o Eclipse com JDK, mas de uns tempos par cá estou pensando em mudar, isso devido aos comentários de alguns desenvolvedores que estão utilizando Delphi, Android Studio, Phonegap entre outros, daí fico pensando se eu não estaria desatualizado ou até mesmo sendo muito conservador.

Grato e aguardo qualquer comentário.

Meu caro, eu também fico nesta busca continua pela IDE ideal. Por vezes trabalho no Visual Studio 2015 Community, as vezes uso o NetBeans, por vezes o Eclipse, por vezes o Android Studio e as vezes mais de um ao mesmo tempo. Mas para você, eu vou utilizar um termo que um palestrante representante do Delphi utilizou no dia mundial do lançamento da ferramenta (Delphi 2010) em uma Universidade. Ele demonstrava que o Delphi 2010 dava até para programar em dot Net e que tinha um monte de facilidades, mas eis que ele solta a frase que me fez refletir: "Não importa a IDE ou linguagem que você utilize, se você gosta de programar em Assembler e acha que faz as coisas muito fácil, então esta é a sua melhor ferramenta", portanto não se sinta conservador por gostar do Eclipse (para programar em Android) e nem por outra ferramenta. O que eu acho que você deve saber é que tudo tem seu tempo, você gostando disso ou não e eu digo em relação a portar apps do Eclipse para o Android Studio, pois pelo que sei o Google disse que iria descontinuar o SDK para ele ou algo assim. E claro! O principal! Será a necessidade do público para quem você constrói suas apps que irá te dizer o que utilizar.

Mas aí vão as minhas:

Java > Netbeans usando Maven
    C# > Visual Studio 2015 Communuity
    Python > PyCharm
    Android > Android Studio (excelente)
    PHP 7 > Eclipse com suporte a PHP 7
    C++ > Visual Studio 2015 Community quando uso com Unreal
    C++ com TDD > Eclipse com plugin para testes

Desculpe o texto gigante.

01 Set 2016, 16:45
Perfil WWW
Google employee
Google employee

Data de registro: 01 Jul 2013, 13:45
Se for levar o suporte do Google em consideração, eu acho que o Android Studio seria a escolha certa, já que o ADT está obsoleto. Mas se eu quisesse fazer um apl pra rodar em um aparelho meu com uma versão não tão recente, não veria problema em usar o Eclipse com ADT. Pessoalmente, eu fico com o Android Studio pra android, e embora NetBeans tenha suporte a Java e PHP, eu prefiro programar em PHP no Eclipse, acho que o gosto pela IDE também pode influenciar na escolha.

Aprenda Java com esta apostila.

01 Set 2016, 17:37
Widgets
Widgets

Caros colegas,

Pelo exposto aqui, acho que o Android Studio seria a "nova fronteira" para mim. Sou conservador, não ligo muito se essa ou aquela IDE é melhor, mais sofisticada, mas sim, se me atende. O problema é que com a modernidade das coisas... é quase inevitável a mudança, ainda mais quando falamos em Android, pois o mesmo tem implementação de versão constante, daí utilizar algo "oficial" penso que seria mais coerente. Quando comecei a mexer com Android acho que só existia o Eclipse e o Netbeans, daí como "simpatizei" com o Eclipse uso o mesmo até hoje e não tenho queixas.

E o intel XDK? O que vocês me dizem?

Obrigado a todos pelos comentários.

Forte abraço!

02 Set 2016, 19:57
Android application
Android application

Data de registro: 26 Mai 2015, 19:29
aprendiz_ce escreveu:

Caríssimo, nunca usei isso aí. Dizem que a IntelliJ (que o Google utiliza para o Android Studio) é a melhor opção de programação em várias modalidades, inclusive para Android. Aliás, eu não conheço outra IDE que trabalhe com Android de forma tão completa quanto a oficial da IntelliJ porque se não me engano, ela faz tudo o que o Android Studio já faz e mais. Uma das coisas que ela faz é gerar suas classes a partir do Diagrama de Classes que você monta na própria IDE, mas, esta versão é paga.

Outra opção que você pode usar para programar não só para Android é utilizar no Visual Studio a biblioteca Xamarin. Ali você poderá programar para IPhone, Windows Phone e Android.

Você pode também utilizar o framework Cordova da Apache e programar também utilizando o Visual Studio.

Eu acho que não tem problema em ser conservador, mesmo o mundo da informática se atualizando a todo momento e te obrigando a seguir esta tendência. E repito, se você acha que dá para atender o seu público do jeito que você trabalha, vá em frente.

03 Set 2016, 20:45
Perfil WWW
Widgets
Widgets

darkpchan escreveu:
aprendiz_ce escreveu:

Caríssimo, nunca usei isso aí. Dizem que a IntelliJ (que o Google utiliza para o Android Studio) é a melhor opção de programação em várias modalidades, inclusive para Android. Aliás, eu não conheço outra IDE que trabalhe com Android de forma tão completa quanto a oficial da IntelliJ porque se não me engano, ela faz tudo o que o Android Studio já faz e mais. Uma das coisas que ela faz é gerar suas classes a partir do Diagrama de Classes que você monta na própria IDE, mas, esta versão é paga.

Outra opção que você pode usar para programar não só para Android é utilizar no Visual Studio a biblioteca Xamarin. Ali você poderá programar para IPhone, Windows Phone e Android.

Você pode também utilizar o framework Cordova da Apache e programar também utilizando o Visual Studio.

Eu acho que não tem problema em ser conservador, mesmo o mundo da informática se atualizando a todo momento e te obrigando a seguir esta tendência. E repito, se você acha que dá para atender o seu público do jeito que você trabalha, vá em frente.

Olá darkpchan,

Gostei muito de suas colocações, pois com ela e a dos nossos outro colegas, estou vendo como encontrar um meio termo dentro de um universo de varias possibilidades.

Sou o conservadorismo: Nada contra ser conservador, mas confesso que morro de medo de me acomodar e acabar ficando para trás de alguma forma.

Muitíssimo obrigado pela sua atenção.

Forte abraço!

11 Set 2016, 11:57
Responder Tópico   [ 7 Mensagens ]