Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 17 Set 2014, 05:28

Responder Tópico  [ 9 Mensagens ] 
 [TUTORIAL] Recuperar IMEI e IMSI 
Autor Mensagem
Developing Applications
Developing Applications

Data de registro: 30 Dez 2007, 12:08
Mensagem [TUTORIAL] Recuperar IMEI e IMSI
Olá pessoal,

Esse pequeno artigo irá demostrar de forma sucinta, como recuperar o IMEI em aparelhos que utilizam a plataforma ANDROID.

Para as pessoas que utilizam a plataforma JME (eu sou um dessas pessoas) sabe que não é tarefa fácil recuperar o IMEI dos celulares atuais. Há muita restrição por parte dos fabricantes para liberar tal serviço. Bom, mais o que vem a ser o tal IMEI e IMSI?

IMEI
o IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um número único para cada celular GSM. Esse número é normalmente encontrado impresso nos aparelhos celulares abaixo da bateria e também pode ser encontrado digitando a seqüência * # 06 #. No Display aparecerá uma sequência de 15 números. É importante descrever nesse momento que, o IMEI é o identificador único do aparelho celular e não do SIM CARD.

IMSI
o IMSI (International Mobile Subscriber Identity) por sua vez, é o identificador único do SIM Card.

Propósito interessante em recuperar o IMEI ou IMSI

Digamos que queremos validar uma aplicação em um aparelho celular ou para um SIM Card específico. Como faríamos isso utilizando JME? (apenas um exemplo)
R: Quase impossível utilizando JME!!!.

Bom, mais com o ANDROID, isso se torna tarefa fácil. Afinal, o android vem justamente para eliminar a incompatiblidade de hardwares entre fabricantes distintos, além é claro, de disponibilizar muito mais recursos para os desenvolvedores de aplicativos móveis.

Para recuperar o IMEI de aparelhos que utilizam o Android, basta implementar o seguinte código:
  1.  
  2. package com.recupera.imei.android;
  3.  
  4. import android.app.Activity;
  5. import android.os.Bundle;
  6. import android.widget.TextView;
  7.  
  8. public class RecuperaIMEI extends Activity {
  9.     /** Called when the activity is first created. */
  10.     @Override
  11.     public void onCreate(Bundle icicle) {
  12.         super.onCreate(icicle);
  13.         String IMEI = android.os.SystemProperties.get(android.telephony.TelephonyProperties.PROPERTY_IMEI);
  14.         TextView mostraIMEI = new TextView(this);
  15.         mostraIMEI.setText("Meu IMEI é: "+IMEI);
  16.         setContentView(mostraIMEI);    
  17.     }
  18. }
  19.  

Para recuperar o IMSI, utilize o seguinte código:
  1.  
  2. String IMSI = android.os.SystemProperties.get(android.telephony.TelephonyProperties.PROPERTY_IMSI);
  3.  

É isso aí, qualquer erro ou dúvida, post!
até mais!

Siga o Portal Android no twitter: @portal_android

- Nunca deixe de compartilhar a solução de algum problema;
- Críticas, dúvidas ou sugestões relacionadas ao Portal Android? Participe do Portal;
- Venda, troca, compra? Classificados;
- Faça uma busca antes de postar, sua dúvida já pode ter sido respondida. Mecanismo de busca 1, Mecanismo de busca 2;
- Não crie tópicos com títulos tipo "AJUDA URGENTE", "IMPORTANTE", "AJUDA POR FAVOR", "ESTOU DESESPERADO", etc...

12 Jan 2008, 18:20
Perfil ICQ WWW
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 08 Out 2008, 10:17
Mensagem Re: [TUTORIAL] Recuperar IMEI e IMSI
Jaison,

Valeu pelo post...tipo, nao sei se posso iniciar uma discussao aqui neste forum, mas nao eh meio "do mal" o Android permitir que o developer consiga o IMSI? isso, teoricamente, eh restrito apenas aos fabricantes de celular. Trabalho em uma empresa de celular e sei que isso nao deveria ser publico nao...Assim, para nos, deh uma mao na roda, pois facilita muito o trabalho, mas para o publico em geral?

Abracos e obrigado

08 Out 2008, 10:37
Developing Applications
Developing Applications

Data de registro: 30 Dez 2007, 12:08
btminzon escreveu:
Jaison,

Valeu pelo post...tipo, nao sei se posso iniciar uma discussao aqui neste forum, mas nao eh meio "do mal" o Android permitir que o developer consiga o IMSI? isso, teoricamente, eh restrito apenas aos fabricantes de celular. Trabalho em uma empresa de celular e sei que isso nao deveria ser publico nao...Assim, para nos, deh uma mao na roda, pois facilita muito o trabalho, mas para o publico em geral?

Abracos e obrigado

Olá btminzon, beleza cara?

Rapaaaaz fiquei surpreso nisso que você falou :) queria saber mais detalhes. Porque o imsi é deveria ser restrito apenas aos fabricantes?

forte abraço,
Jaison.

Siga o Portal Android no twitter: @portal_android

- Nunca deixe de compartilhar a solução de algum problema;
- Críticas, dúvidas ou sugestões relacionadas ao Portal Android? Participe do Portal;
- Venda, troca, compra? Classificados;
- Faça uma busca antes de postar, sua dúvida já pode ter sido respondida. Mecanismo de busca 1, Mecanismo de busca 2;
- Não crie tópicos com títulos tipo "AJUDA URGENTE", "IMPORTANTE", "AJUDA POR FAVOR", "ESTOU DESESPERADO", etc...

23 Nov 2008, 13:43
Perfil ICQ WWW
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 08 Out 2008, 10:17
Fala Jaison,

entao cara, o IMSI eh um numero unico, que fica no SIM CARD. Esse numero, teoricamente, nao deve ser mostrado ao usuario, nem o mesmo ter acesso. Com esse numero, e algumas poucas coisas a mais, eh possivel clonar um telefone GSM. Interessante, nao? mas, eh perigoso. Eu fui atras disso apos ter lido este post, e descobri que a google retirou esta API no SDK 1.0. Agora sim, esta fechado.
Mas, a titulo de curiosidade, o IMSI eh utilizado como login em alguns aplicativos, em senha de outros, utilizado como chave de criptografia em outros, alem do basico, que eh a identificacao do usuario.

Grande abraco, e parabens pelo forum. Continue assim!!

Breno

24 Nov 2008, 09:35
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 14 Ago 2009, 11:47
Ola, gostei desta programação, minha pergunta se refere se posso criar um programa que leia o IMEI atraves do Windows, sendo a conexão por USB é possivel.

14 Ago 2009, 15:06
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 18 Abr 2010, 15:15
Caros amigos não deveriam se preocupar com isso, trabalho com telefones celulares e resolvi aprender mais sobre o android pq e notorio que ele vai dar problemas de sw e as vezes a recuperação do imei é necessario para que o atc retorne a funcionar na operadora qdo ao colega realmente pode ser usado para o mal, mais em todo lugar a gente boa e mal, mais os bons sempre são maioria o android e uma tendencia e os tecnicos que fazem partes dos bons tem que se atualizarem. E ia esquecendo foi o melhor portal em android brasileiro que encontrei.

Parabens a todos.

25 Abr 2010, 22:21
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 11 Ago 2010, 19:09
Boas pessoal

Para mim não existe o android.os.SystemProperties

isso foi disponibilizado a partir de alguma versão específica?

Grato

17 Ago 2010, 16:06
What is AVD?
What is AVD?

Data de registro: 24 Out 2008, 20:18
Para recuperar o IMEI utilizando o Android basta usar o seguinte código:

TelephonyManager telephony;

// == Adquirindo uma referência ao Sistema de Gerenciamento do Telefone
telephony = (TelephonyManager) context.getSystemService( Context.TELEPHONY_SERVICE );

// == Método que retorna o IMEI
telephony.getDeviceId();

Maiores informações tem no site de desenvolvedores Android ...
Imagem

Carlos Augusto R. De Marco

06 Jun 2011, 23:32
What is ADT?
What is ADT?

Data de registro: 10 Jun 2011, 22:46
galera, dá uma olhada neste tópico!

viewtopic.php?f=13&t=11379

16 Jul 2011, 10:31
Responder Tópico   [ 9 Mensagens ]