Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 22 Nov 2017, 18:56

Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
 [TUTORIAL] ListView parte 2 
Autor Mensagem
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 17 Jul 2011, 22:12
Mensagem [TUTORIAL] ListView parte 2
Olá,

Dando sequência a série sobre ListView, esse que é um dos recursos mais importantes do Android, estamos chegando a parte 2.

Hoje vou mostrar como criar um ListView com opção de múltipla escolha, ele será parecido com o primeiro exemplo que eu mostrei no post http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=15277, será criada uma lista de Estados Brasileiros e será identificado dentro do sistema quando você clicar em qualquer um dos Estados e quando sair de sua Activity, o sistema apresentará todos os Estados que você deixou selecionado.

De posse dessa informação cabe a você criar situações reais para esse código.

Abaixo segue o fonte de exemplo:

package br.com.empresa;

import android.app.ListActivity;
import android.os.Bundle;
import android.util.SparseBooleanArray;
import android.view.View;
import android.widget.ArrayAdapter;
import android.widget.ListView;
import android.widget.Toast;

public class list3 extends ListActivity {
    private String[] lstEstados;
    ListView listView;

public void onCreate(Bundle icicle) {
        super.onCreate(icicle);
        // Create an array of Strings, that will be put to our ListActivity
        lstEstados = new String[] {"São Paulo", "Rio de Janeiro", "Minas Gerais", "Rio Grande do Sul",
            "Santa Catarina", "Paraná", "Mato Grosso", "Amazonas"};

//Criar um ArrayAdapter, que vai fazer aparecer as Strings acima
        //em seu ListView do tipo que checked
        this.setListAdapter(new ArrayAdapter<string>(this, android.R.layout.simple_list_item_checked, lstEstados));

//cria o próprio listview
        listView = getListView();

//indica o modo de seleção dos itens, neste caso podemos selecionar quantos itens quisermos
        listView.setChoiceMode(ListView.CHOICE_MODE_MULTIPLE);

}

@Override
    protected void onListItemClick(ListView l, View v, int position, long id) {
        super.onListItemClick(l, v, position, id);

//Pegar o item clicado
        Object o = this.getListAdapter().getItem(position);
        String lstrEstado = o.toString();

//Apresentar o item clicado
        Toast.makeText(this, "Você clicou no estado : " + lstrEstado, Toast.LENGTH_LONG).show();
    }

//Evento executado quando finalizar(clicar no botão voltar) a Intent
    @Override
    protected void onDestroy() {
        // TODO Auto-generated method stub
        super.onDestroy();
        int len = listView.getCount();
        String lstrEstadosSelecionados = "";

//Cria um array com os iten selecionados no listview
        SparseBooleanArray checked = listView.getCheckedItemPositions();

for (int i = 0; i < checked.size(); i++)  {
            //pega os itens selecionados
            lstrEstadosSelecionados += lstEstados[checked.keyAt(i)] + ",";
        }
        Toast.makeText(this, "Você selecionou os estados : " + lstrEstadosSelecionados, Toast.LENGTH_LONG).show();
    }
}

Agora vamos ver algumas dicas para se ter um melhor entendimento sobre o código:
1.Como no exemplo da Parte 1, nesse também não preciso ainda de um layout em XML.
2.Foi implementado o método onDestroy, ele é executado toda vez que você o comando finish() em seu programa ou clicar no botão voltar de seu aparelho.
3.Utilizamos a classe SparseBolleanArray para criar um array com todos os itens selecionados em seu ListView.

Como resultado temos a seguinte imagem:
Imagem

Em breve estarei postando outras opções de ListView, por exemplo, opções de ícones, checkbox e etc.

Acessem o meu blog http://escoladeandroid.blogspot.com que lá vocês encontram mais tutoriais relacionados a ListView.

Obrigado e até mais...

Escola de Android
http://escoladeandroid.blogspot.com/

11 Dez 2011, 13:54
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 10 Nov 2011, 13:22
Mensagem Re: [TUTORIAL] ListView parte 2
Marcio...

estou iniciando a programar para android e estou pegando vários tutos aqui do fórum para me ajudarem...
Muito bons esses seus!
Mas estou com algumas dificuldades.... tanto o tutorial ListView parte 1 como o parte 2 estão acusando erro no mesmo lugar...

this.setListAdapter(new ArrayAdapter<string>(this, android.R.layout.simple_list_item_checked, lstEstados));

você sabe o que pode ser??

02 Fev 2012, 13:39
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 17 Jul 2011, 22:12
André

O erro é que deve escrever String com "S" maiusculo

this.setListAdapter(new ArrayAdapter<String>(this, android.R.layout.simple_list_item_checked, lstEstados));

Obrigado

Escola de Android
http://escoladeandroid.blogspot.com/

03 Fev 2012, 01:42
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 17 Jan 2014, 16:12
Olá,
Dei uma olhada no codigo, ele funciona legal, mas a parte de pegar somente os itens selecionados que não está legal, ela funciona mais como "pegar os itens que foram clicados", Ex.: Eu quero que pegue somente os itens com check box marcados, mas se eu marco o estado SP ai marco MG, ai desmarco SP, o certo seria ele me apresentar somente MG, mas ele aparece os dois estados que eu cliquei.

Se tiver alguma solucao,

Agradecido,

17 Jan 2014, 16:14
Responder Tópico   [ 4 Mensagens ]