Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 18 Nov 2017, 00:13

Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
 Ciclo de vida de uma Activity 
Autor Mensagem
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 02 Mar 2010, 16:28
Mensagem Ciclo de vida de uma Activity
Uma activity é uma classe que herde de android.app.Activity ou suas subclasses. Activity é responsável por tratar os eventos da tela como, por exemplo, tratar o clique do botão na tela, escreve um texto dinamicamente na tela e etc. As activitys sobrescreve o método onCreate(budle) que é responsável por realizar a inicialização da tela através do método setContentView(view), essa view passada como parâmetro é a tela que será inicializada. Quando você está jogando a activity (acitivity pode ser interpretada como tela) que esta no topo da pilha do “activity stack” é a activity do jogo, as demais activitys que está abaixo da pilha, pode estar em modo de pausa, totalmente parado ou executando em segundo plano. Mas se você está jogando e recebe uma ligação na hora do penalty. O que acontecerá?

Anexo:
0.jpg

O Android colocará a aplicação de ligação no topo da pilha e a aplicação do jogo abaixo temporariamente parada. Existem alguns métodos que controlam o ciclo de vida de uma aplicação. São eles, onCreate(), onstart(), onResume(), onPause(),onStop() e o onDestroy(). Também existem subleveis de um ciclo de vida, são eles, entire lifetime, visibile lifetime e o foreground lifetime. Mais informações sobre o assunto na referência no portal Android http://developer.android.com/reference/ ... ivity.html , Abaixo existe uma imagem onde você pode observar o comportamento de uma activity.

Anexo:
activity_lifecycle.png

Acompanhando o raciocínio da imagem temos o seguinte fluxo.

onCreate() - Chamado quando uma acitivity é criada pela primeira vez. É nela que você pode fazer a configuração estática, por exemplo, vincular dados com u m Bundle, criar view e etc. Após sua execução sucedida, sempre será chamado o onStart().

onRestart() – Chamado sempre quando uma activity é interrompida antes de ser iniciada novamente. Após sua execução sucedida, sempre será chamado o onStart();

onstart() - Chamado quando uma activity está se tornando visível para o usuário. Vai para

onResume() - Chamado quando a activity começa a interagir com o usuário. Sua activity está no topo da pilha de activity, com a entrada do usuário a ir para ele.

onPause() - Chamado quando o sistema esta preste a retomar uma activity anterior. É normalmente utilizado para confirmar alterações não salvas, por exemplo, persistência de dados, animações e etc. Uma observação, a implementação deste método deve ser rápida porque a próxima atividade não será retomada até que esse método retorna. Vai para onResume se a activity vai para frente “back to the front” ou onStop se for torna invisível para o usuário.

onStop() - Chamado quando a activity já não é visível para o usuário, porque outra acitivity foi retomada e está cobrindo esta. Isto pode acontecer se, uma nova acitivity esta sendo criada, se a activity já criada está trazendo outra activity à frente desta ou se a activity principal está sendo destruída. Vai para onRestart() se a acitivy está voltando para interagir com o usuário, vai para onCreate() caso seja criado uma nova activity ou vai para onDestroy se essa activity está sendo fechada.

onDestroy() – Destrói a acitivty para liberar espaço em memória.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

23 Dez 2010, 13:29
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 05 Fev 2011, 23:12
Mensagem Re: Ciclo de vida de uma Activity
Legal,

Vamos ver se você me ajuda com esta entao: Eu inicio uma aplicação que inicia um listener de SMS por exemplo. Como eu faço para abrir uma activity partindo da classe listener? Imagina que minha classe listener está funcionando e fica em background esperando SMS's, assim que um chega, eu quero que esta classe abra uma activity, como eu faria isso? Já tentei diversas formas aqui mas sempre gera uma exception (geralmente de null pointer) e não abre a maldita activity.

Agradeço QUALQUER contribuição ou discussão sobre o assunto.

Att.

Nicolas

05 Fev 2011, 23:18
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 02 Mar 2010, 16:28
Legal,

Vamos ver se você me ajuda com esta entao: Eu inicio uma aplicação que inicia um listener de SMS por exemplo. Como eu faço para abrir uma activity partindo da classe listener? Imagina que minha classe listener está funcionando e fica em background esperando SMS's, assim que um chega, eu quero que esta classe abra uma activity, como eu faria isso? Já tentei diversas formas aqui mas sempre gera uma exception (geralmente de null pointer) e não abre a maldita activity.

Agradeço QUALQUER contribuição ou discussão sobre o assunto.

Att.

Nicolas

Entendi o que você ta querendo. Eu já tive uma necessidade parecida, no meu caso, eu teria que iniciar uma atividade assim que o boot do dispositovo estivesse completo. Então, eu fiz da seguinte forma:

Criei um broadCastReceiver que abrirá minha tela que eu desejo. No caso, MainView.java

public class ApplicationInitialization extends BroadcastReceiver {

@Override
    public void onReceive(Context context, Intent intent) {

// Essa será a atividade que irá abrir após o boot estiver completo
        Intent it = new Intent(context, MainView.class);
        it.setFlags(Intent.FLAG_ACTIVITY_NEW_TASK);
        // Start a atividade it
                context.startActivity(it);
    }

}

Declaro no xml o broadCastReceiver criado:

<receiver android:name=".mobile.service.ApplicationInitialization">
            <intent-filter>
                                 <!-- declaro que após o boot estiver completo, iniciará a classe ApplicationInitialization-->
                <action android:name="android.intent.action.BOOT_COMPLETED" />
                <category android:name="android.intent.category.DEFAULT" />
            </intent-filter>
        </receiver>

Mais informações tu consegue aqui
http://douglasalipio.wordpress.com/2010 ... ackground/

Vlw

07 Fev 2011, 13:10
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 05 Fev 2011, 23:12
Nossa cara! Era só setar essa flag no Intent mesmo ¬¬ q coisa!

Deu certinho, setei a flag e abriu a Activity que foi uma beleza :) O resto já tava pronto heheheh

Vlw mesmo...

Abs

07 Fev 2011, 17:33
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 25 Fev 2014, 11:45
Eu posso entender que uma Activity é como um Form do Windows? Pergunto pois não sei como fazer uma segunda tela, chamá-la e voltar para a tela anterior. No Windows eu fazia isto com um pé nas costas, com o Android estou apanhando bem.

26 Fev 2014, 17:57
Responder Tópico   [ 5 Mensagens ]