Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 20 Mai 2013, 14:40

Responder Tópico  [ 25 Mensagens ] 
 Utilizando a API Maps 
Autor Mensagem
What is ADT?
What is ADT?

Data de registro: 16 Mar 2008, 11:11
Mensagem Utilizando a API Maps
/66
Bom pessoal depois de um tempo sem desenvolver aplicativos para Android, voltei a estudar essa fantástica plataforma.
O Android possibilita utilizar a api do Google Maps, que abra uma maga de possibilidades de aplicativos, utilizando GPS e outros artefatos.

O Primeiro passo a seguir para que possa-se utilizar a api é gerando uma chave de utilização, utilizando o terminal no caso do Linux, ou o DOS no caso do Windows.

Entre no diretório onde está instalador o SDK do JAVA como por exemplo "C:\Program Files\Java\<JDK_version_number>\bin" folder.
E Execulte o comando como demostra a Figura 1

keytool.exe -list -alias androiddebugkey -keystore "C:\android\debug.keystore" -storepass android -keypass android

Anexo:
and-goog-2.png

Figura 1 Demostra o MD5 certificate fingerprint.

Com o certificate fingerprint gerado entre no site http://code.google.com/android/maps-api-signup.html para gerar a Key Chave. que possibilitará a utilização da API no Android.

Vamos criar um projeto sem de se esquecer que temos que habilitar a opção Google API como demostra a Figura 2.
Anexo:
menu.PNG

Devemos configurar o arquivo AndroidManifest.xml para que ele possibilite nosso aplicativo, acessar a internet.

A Tag <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET" /> dá permissão para que o aplicativo possa acessar a internet.

O Arquivo deve ficar como o demostrado abaixo.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
      package="marlus.maps"
      android:versionCode="1"
      android:versionName="1.0">

<application android:icon="@drawable/icon" android:label="@string/app_name">
    <uses-library android:name="com.google.android.maps" />  
        <activity android:name=".Maps"
                  android:label="@string/app_name">

<intent-filter>
                <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
                <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
            </intent-filter>
        </activity>

</application>    

<uses-permission android:name="android.permission.INTERNET" />

</manifest>

Com a chave do MD5 gerada devemos configurar o arquivo layout/main.xml
utilizando a chave gerada.

A Tag com.google.android.maps.MapView possibilita o emulador utilizar a API do google MAPS, mais para que o emulador tenha acesso a API tem que setar o Código Gerado no site http://code.google.com/android/maps-api-signup.html , que no meu caso foi 0VHafO03HEoDfkpiGlVwNCmpoUN8Ha7CNY-iUcQ

utilizando o atributo android:apiKey="0VHafO03HEoDfkpiGlVwNCmpoUN8Ha7CNY-iUcQ", como demostra o código abaixo.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent">

<com.google.android.maps.MapView
        android:id="@+id/mapView"
        android:layout_width="fill_parent"
        android:layout_height="fill_parent"
        android:enabled="true"
        android:clickable="true"
        android:apiKey="0VHafO03HEoDfkpiGlVwNCmpoUN8Ha7CNY-iUcQ"
        />

</RelativeLayout>

Para finalizar é só criar a classe Maps para inicializar o aplicativo, segue o código abaixo:

package marlus.maps;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import com.google.android.maps.MapActivity;
import com.google.android.maps.MapView;
import android.os.Bundle;

public class Maps extends MapActivity {

/** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
    }

@Override
    protected boolean isRouteDisplayed() {
        return false;
    }

}

Como pode ser objservado pela Figura 3 O Emulador executando o A API do MAPS.
Anexo:
android1.PNG

Bom Pessoal espero ter dado uma idéia de como utilizar a API MAPS. Qualquer dúvida Opinão, estou a disposição

até a próxima. /ss

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

18 Out 2009, 19:22
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 18 Out 2009, 22:33
Mensagem Re: Utilizando a API Maps
Ola Marlus!

Tem algum jeito dessa tela dos mapas aparecer dentro de uma aplicação minha , ou de eu criar um botao simples que chama o mapa?

Valews! :ugeek:

Rafael Spessotto

07 Dez 2009, 14:21
What is DDMS?
What is DDMS?

Ola Marlus!

Eu segui o seu tutorial, so que no meu emulador nao carrega os mapas, ele fica uma tela em branco toda quadriculada... Estou no trabalho, aonde a internet tem senha para entrar... Sera que é isso? Nao pediu nenhuma senha e nem deu erro, simplesmente apareceu essa tela quadriculada branca...

abracos! :ugeek:

Rafael Spessotto

07 Dez 2009, 14:47
What is ADT?
What is ADT?

Data de registro: 16 Mar 2008, 11:11
Spessotto, se sua internet tem proxy, aconselho a vocÊ desenvolver em locais que não tenha, eu também tive esse problema seu, por causa do proxy da Universidade onde eu estudo. Ai desenvolvi em casa, sobre a primeira pergunta sua, é que vc não setou a chave, utilizando o camando

keytool.exe -list -alias androiddebugkey -keystore "C:\android\debug.keystore" -storepass android -keypass android

ele vai te gerar um código ai vc entra no site http://code.google.com/android/maps-api-signup.html

coloca o código gerado pelo comando anterior, que o site vai te gerar uma chave, essa chave vc adiciona no aquivo layout/main.xml

na tag android:apiKey="0VHafO03HEoDfkpiGlVwNCmpoUN8Ha7CNY-iUcQ"

t++

abraços

07 Dez 2009, 19:39
What is DDMS?
What is DDMS?

E ae Marlus!
Kara eu coloquei sim o codigo gerado, fiz certinho como vc fala no tutorial..Gerou a chave e eu coloquei no main.xml...tudo certinho..Creio que seja o proxy que nao ta deixando carregar a imagem... Mais tarde eu falo se é isso ou nao..

valews!

Rafael Spessotto

08 Dez 2009, 09:14
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 24 Dez 2009, 18:01
Oi,
Falando da API Maps, eu já tenho uma chave que utilizei qd fiz um aplicativo em JME... Posso utilizar essa chave no Android?

Preciso ir no prompt e digitar "keytool.exe -list -alias androiddebugkey -keystore "C:\android\debug.keystore" -storepass android -keypass android"?

Obrigado,
Rafael

28 Dez 2009, 10:52
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 09 Jun 2010, 12:16
Bom dia Marlus!

Estou tentando visualizar na aplicação, marcadores com coordenadas determinadas, ou seja, é possivel através de uma tabela de um banco de dados, carregar marcadores e visualizar no mapa?

Abraços
Ercilio

14 Jun 2010, 13:09
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 25 Jun 2010, 23:39
Aproveitando o tópico, estou com um problema bem básico.
Uso Ubuntu e estou programando para android 1.5, o meu problema é que eu não consigo visualizar a classe MapActivity.
Tudo relacionado com com.google.android.maps eu não consigo visualizar.

Alguem sabe me dizer se tenho q importar alguma library, ja vi vários artigos + nao consigo resolver

06 Dez 2010, 09:17
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 08 Fev 2011, 14:39
Eu utilizo Windows 7 x64, porém eu tenho a pasta "Java" tanto no Arquivos de Programas como no Arquivos de Programas (x86), porém a pasta jdk1.6.0_23 eu tenho somente na Arquivos de Programas, mas também tenho a jre6 em ambas pastas, para gerar o MD5 utilizo o keytool de qual das pastas?

21 Fev 2011, 14:58
Hello Android
Hello Android

Data de registro: 02 Set 2011, 15:16
Engraçado, no meu micro não tem debug.keystore. E agora?

05 Set 2011, 11:32
Developing Applications
Developing Applications

Data de registro: 30 Dez 2007, 12:08
asrsantos escreveu:

já verificou se não é um arquivo oculto? /xx

Siga o Portal Android no twitter: @portal_android

- Nunca deixe de compartilhar a solução de algum problema;
- Críticas, dúvidas ou sugestões relacionadas ao Portal Android? Participe do Portal;
- Venda, troca, compra? Classificados;
- Faça uma busca antes de postar, sua dúvida já pode ter sido respondida. Mecanismo de busca 1, Mecanismo de busca 2;
- Não crie tópicos com títulos tipo "AJUDA URGENTE", "IMPORTANTE", "AJUDA POR FAVOR", "ESTOU DESESPERADO", etc...

05 Set 2011, 18:39
Perfil ICQ WWW
Hello Android
Hello Android

Data de registro: 02 Set 2011, 15:16
Mensagem Re: Utilizando a API Maps [Resolvido]
Jaison escreveu:
asrsantos escreveu:

já verificou se não é um arquivo oculto? /xx

Consegui, na verdade o debug.keystore no Windows Vista fica em Documents and Settings. Fica a dica pra quem tiver com a mesma dúvida.
Abs

05 Set 2011, 22:07
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 02 Fev 2011, 17:33
aqui nao ta aparecendo as figuras.

quando criamos o projeto e a avd temos que selecionar a google api 3.2 api level 13 né?
tentei com api level 10 e ele nao aceitou

usando essa api 13, funciona se eu tentar rodar num celular com android 2.1?

11 Out 2011, 13:06
What is Android?
What is Android?

o problema anterior estava dando pq tinha uma linha que definia "min sdk version" no manifest

esse exemplo roda direitinho no emulador do eclipse??
rodei o codigo exatamente como esta aqui, com a apikey certinha, mas quando roda o emulador do eclipse o mapa fica todo em branco

baixei um projeto da internet, apenas modifiquei a apikey e tb nao funcionou, o mapa fica em branco

será q só funciona se rodar direto no celular?

13 Out 2011, 00:46
What is Android?
What is Android?

ninguem teve esse problema??
de rodar no emulador do eclipse e o mapa ficar todo em branco?

14 Out 2011, 08:37
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 14 Out 2011, 12:52
Ótimo tutorial, tô com um projeto novo aqui na empresa e é exatamente o que eu tô fazendo. Mas eu tô tendo o seguinte problema:

Eu até consigo gerar o fingerprint MD5 pelo debug.keystore que tá na pasta C:User\\.android\ (Windows 7), mas o problema é que quando eu jogo ele no Android Maps API Key Signup (http://code.google.com/intl/pt-BR/android/maps-api-signup.html) ele me retorna isso:

A digital inserida não é válida. Pressione o botão Voltar no navegador e insira uma digital certificada válida.

Tentei criar uma outra keystore pelo assistente de exportação do MOTODEV, mas mesmo depois de ter gerado um novo fingerprint ele retornou a mensagem acima. Você sabe o que pode ser? Tentei reinstalar o JDK e tudo mais, mas mesmo assim não deu certo. :(

Desde já agradeço o apoio e parabéns novamente pelo tutorial!

14 Out 2011, 13:00
Hello Android
Hello Android

Data de registro: 23 Mai 2011, 10:38
Citação:
ninguem teve esse problema??
de rodar no emulador do eclipse e o mapa ficar todo em branco?

eu tive esse msm problema, nao consigo visualizar o mapa

14 Out 2011, 15:20
What is Android?
What is Android?

walmyrcarvalho escreveu:
Eu até consigo gerar o fingerprint MD5 pelo debug.keystore que tá na pasta C:User\\.android\ (Windows 7), mas o problema é que quando eu jogo ele no Android Maps API Key Signup (http://code.google.com/intl/pt-BR/android/maps-api-signup.html) ele me retorna isso:

A digital inserida não é válida. Pressione o botão Voltar no navegador e insira uma digital certificada válida.

walmyr, na linha de comando, logo após o -list coloque um -v que irá resolver

se alguem tiver alguma solução pro mapa em branco, aguardamos retorno

14 Out 2011, 23:34
What is Android?
What is Android?

continuo sem entender o q aconteceu
danilo tente fazer isso e veja se resolve

eu executava o exemplo postado pelo marlus e só aparecia o mapa em branco, isso em mais de um computador

entao eu peguei o manifest desse link, com todos aqueles uses permission
tudo isso antes do <application>

http://androidforums.com/android-applic ... sceen.html

para minha surpresa abriu o mapa
depois eu deletei todos os permission e deixei apenas o permission internet após o <application />
que é o q o marlus colocou ali e era o q eu tava fazendo antes

e o mapa está sendo exibido normalmente
muito estranho

15 Out 2011, 01:31
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 14 Out 2011, 12:52
adrivb escreveu:
walmyrcarvalho escreveu:

Valeu mesmo cara, resolveu aqui! Parei pra dar uma olhada e entendi o que tava dando errado, brigadão pela ajuda!

19 Out 2011, 14:39
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 16 Dez 2011, 20:42
Pessoal, até algumas horas atraś eu estava conseguindo visualizar os mapas normalmente, porém, após tentar mudar para a visualização no modo satélite, parou de funcionar. Já refiz o AVD, criei outros tipos e agora o mapa é exebido em branco e quadriculado para todos os projetos.

Alguém conseguiu resolver este problema?

05 Fev 2012, 20:09
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 12 Mar 2012, 10:21
walmyrcarvalho escreveu:
adrivb escreveu:
walmyrcarvalho escreveu:

Valeu mesmo cara, resolveu aqui! Parei pra dar uma olhada e entendi o que tava dando errado, brigadão pela ajuda!

Cara to com o mesmo problema porém não consegui resolver usando o -v vi umas opções lá mais não consegui mudar minha chave para solucionar o meu problema pode dar uma dica, obrigado!

27 Mar 2012, 12:38
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 24 Jul 2012, 15:36
Tem como carregar um mapa da web?
Por exemplo, criei uma rota no google maps e disponibilizei na web, essa rota tem um link que consigo acessar de qualquer lugar. Tem como eu carregar esse link na minha app android e mostrar essa rota que eu criei?

24 Jul 2012, 15:39
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 30 Out 2012, 00:55
Boa Tarde,

Ao digitar o comando no terminal do Ubuntu 12.04
keytool -list -alias androiddebugkey -keystore .android/debug.keystore -storepass android -keypass android

Ele me retorna uma chave SHA1,
Fingerprint (SHA1) do certificado: B1:54:.....

como faco para obter a MD5 ?

Vlw

02 Nov 2012, 14:07
Dalvik Virtual Machine
Dalvik Virtual Machine

Data de registro: 17 Jul 2011, 10:55
BrunoDM escreveu:
Boa Tarde,

Ao digitar o comando no terminal do Ubuntu 12.04
keytool -list -alias androiddebugkey -keystore .android/debug.keystore -storepass android -keypass android

Ele me retorna uma chave SHA1,
Fingerprint (SHA1) do certificado: B1:54:.....

como faco para obter a MD5 ?

Vlw

Tenta isso: keytool -list -v -alias androiddebugkey -keystore .android/debug.keystore -storepass android -keypass android

Blog: Agorandroid - sobre programação Android
Twitter: @Agorandroid
Netiqueta:Procure responder as sugestões. Quando encontrar a solução, coloque [Resolvido] no primeiro post o mais rápido possível. Lembre-se de agradecer às pessoas que ajudaram e poste a solução do problema.

02 Nov 2012, 14:32
Responder Tópico   [ 25 Mensagens ]