|
Página 1 de 1
|
[ 7 Mensagens ] |
|
[TUTORIAL] Auto Completar em um EditText
| Autor |
Mensagem |
|
sandro
Android application
Data de registro: 27 Dez 2007, 17:17 Mensagens: 76
|
 [TUTORIAL] Auto Completar em um EditText
Quando o Gmail foi lançando, vimos um jeito novo de webmail. Um webmail com a capacidade de armazenamento muito superior aos até então conhecidos por nós (foi o primeiro a disponibilizar 1 giga de espaço, depois 2 , e esse número vem crescendo até hoje...), era também superior aos outros webmails na velocidade (não precisava esperar a página carregar toda para você ver um pequeno detalhe ser alterado). Enfim, dentre essas e várias outras novidades, a que mais me chamou a atenção era a facilidade de preencher/localizar um contato no campo "To". Era tão fácil!!!  afinal, era só você ir digitando as iniciais do contato e ele te mostrava uma lista de contatos para você selecionar o contato pelo qual esta procurando!!! Pois bem, no Android isso também é possível e vamos aprender nesse tutorial a criar um auto completar usando a classe AutoCompleteTextView. Nosso pequeno tutorial implicará em fazer uma busca em um Array de strings, onde o mesmo possui nomes de pessoas que iniciam-se com a letra " A". 1º PassoCrie um projeto Android na sua IDE e crie uma atividade ( Activity) com o nome de AutoCompletar e implemente o seguinte código: package www. portalandroid. org; import android. app. Activity; import android. os. Bundle; import android. widget. ArrayAdapter; import android. widget. AutoCompleteTextView; public class AutoCompletar extends Activity { /** Called when the activity is first created. */ @Override public void onCreate (Bundle icicle ) { super. onCreate(icicle ); setContentView (R. layout. main); ArrayAdapter<String> adapter = new ArrayAdapter<String> (this,android. R. layout. simple_list_item_1, contatos ); AutoCompleteTextView textView = (AutoCompleteTextView ) findViewById (R. id. contatos); textView. setAdapter(adapter ); } static final String[] contatos = new String[] { "Aarão", "Abade", "Abdias", "Abel", "Abiel", "Abigail", "Abílio", "Abner", "Abra", "Abraão", "Abram", "Absalão", "Acácia", "Acelina", "Acemira", "Acília", "Acira", "Açucena", "Adail", "Adair", "Adalberto", "Adalgisa", "Adália", "Adália", "Adalina", "Adaline", "Adalmir", "Adalton", "Adamâncio", "Adamir", "Adamo", "Adão", "Adauto", "Adelaide", "Adélia", "Ademar", "Ademir", "Adina", "Adir", "Adira", "Ado", "Adolfo", "Adonai", "Adonias", "Adoniran", "Adônis", "Adriana", "Adriano", "Adriel", "Aécio", "Afonso", "Afrodite", "Agar", "Agasias", "Agelau", "Agenor", "Ageu", "Agildo", "Agnes", "Agostinho", "Aguinaldo", "Aimée", "Airão", "Aírton", "Aisha", "Akira", "Aladim", "Alaíde", "Alam", "Alarice", "Alba", "Alberico", "Alberta", "Alberto", "Albino", "Alcebíades", "Alceu", "Alkioné", "Alcione", "Alda", "Aldir", "Aldo", "Alessandra", "Alessandro", "Alexandre", "Alexis", "Alfeu", "Alfio", "Alfonso", "Alfredo", "Alice", "Alicia", "Alina", "Aline", "Alíria", "Allan", "Alma", "Almeida", "Almir", "Aloísio", "Altair", "Alves", "Alzira", "Amadeo", "Amadeus", "Amália", "Amanda", "Amauri", "Ambrósio", "Amir", "Amós", "Ana", "Anacleto", "Anadir", "Analice", "Anastácia", "Anastácio", "Anaximandro", "Anderson", "André", "Andresa", "Andrômeda", "Anésio", "Ange", "Angélica", "Angeline", "Angelique", "Angus", "Aníbal", "Anice", "Anícia", "Anísio", "Anselmo", "Antígona", "Antônia", "Antônio", "Anunciata", "Aparecida", "Aparício", "Apolo", "Aprígio", "Aracelis", "Aramis", "Aretusa", "Argemira", "Argemiro", "Ari", "Arícia", "Ariel", "Ariosto", "Aristeu", "Aristides", "Arlinda", "Arlindo", "Armando", "Armênio", "Arminda", "Arnaldo", "Arnon", "Artêmia", "Artêmio", "Artur", "Ary", "Asael", "Asdrúbal", "Assunção", "Assunta", "Astor", "Astrid", "Astride", "Astrogildo", "Ataíde", "Ateneu", "Athos", "Atílio", "Atlas", "Aton", "Atos", "Atreu", "Audric", "Augusta", "Augusto", "Aura", "Aurélia", "Aureliano", "Aurélio", "Aurora", "Auxiliadora", "Ava", "Avelar", "Axel", "Aydeé", "Azael", "Azaiel", "Azaléia", "Azambuja", "Azarias" }; } 2º PassoEdite o arquivo main.xml (você também pode criar outro arquivo .xml no diretório /res/layout para implementar o layout) e implemente a seguinte estrutura: <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content">
<TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Digite o nome de uma pessoa que começe com a letra 'A'" />
<LinearLayout android:orientation="horizontal" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content">
<TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Nome: " />
<AutoCompleteTextView android:id="@+id/contatos" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" android:text="" />
</LinearLayout> </LinearLayout>
3º PassoCompile e veja o resultado:  Um propósito interessante na utilização desse recurso é que você poder fazer buscas no banco de dados de forma instantânea!!! acho que é isso pessoal, até mais! Sandro
_________________http://www.portalandroid.org - Tudo sobre o Android.
|
| 02 Mar 2008, 14:50 |
|
 |
|
niloleite
What is Android?
Data de registro: 03 Nov 2008, 21:07 Mensagens: 2
|
 Re: [TUTORIAL] Auto Completar em um EditText
Olá amgio, fiz esse tutorial mas acho que tem alguma coisa errada no meu emulador, pois os textos ficam na mesma cor do fundo, só aparecendo os nomes quando selecionamos eles. Você sabe se tem algum lugar onde eu possa configurar isso?
Tá aí uma screm para ficar melhor entendido.
Valeu!
Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.
|
| 10 Nov 2008, 13:02 |
|
 |
|
pedro
Anatomy of an App
Data de registro: 12 Jan 2008, 21:16 Mensagens: 122
|
niloleite escreveu: Olá amgio, fiz esse tutorial mas acho que tem alguma coisa errada no meu emulador, pois os textos ficam na mesma cor do fundo, só aparecendo os nomes quando selecionamos eles. Você sabe se tem algum lugar onde eu possa configurar isso?
Tá aí uma screm para ficar melhor entendido.
Valeu! olá niloleite, deve ser a versão do SDK... esse seu SDK eh o novo... esse do tutorial eh mas antigo.
|
| 10 Nov 2008, 16:26 |
|
 |
|
niloleite
What is Android?
Data de registro: 03 Nov 2008, 21:07 Mensagens: 2
|
Realmente é o mais novo, vou dar uma pesquisada para ver se dá para alterar essas cores....
|
| 10 Nov 2008, 17:00 |
|
 |
|
Adeja
What is Android?
Data de registro: 02 Mar 2009, 00:09 Mensagens: 1
|
Tem como eu preencher o Array com alguma fonte externa, como um XML ou SQL na web? Estou desenvolvendo uma aplicação em que envio atualizações a um Banco de Dados externo via Asp.net com QueryString.
Agradeço os esclarecimentos.
|
| 02 Mar 2009, 00:48 |
|
 |
|
Bruno F2pro
What is ADT?
Data de registro: 24 Mai 2011, 10:58 Mensagens: 24
|
Como eu faço para mudar a cor da fonte de dentro do select??
|
| 01 Jun 2011, 11:12 |
|
 |
|
andre.kunde
What is DDMS?
Data de registro: 10 Nov 2011, 12:22 Mensagens: 33
|
Caso eu digite algum nome que não consta na lista, tem como fazer fazer esse nome ser incluido na lista, para quando eu fizer uma nova consulta ele aparecer também?
|
| 29 Nov 2011, 12:54 |
|
|
|
Página 1 de 1
|
[ 7 Mensagens ] |
|