Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 18 Nov 2017, 12:50

Responder Tópico  [ 15 Mensagens ] 
 [TIP] Backup do IMEI 
Autor Mensagem
Google employee
Google employee

Data de registro: 07 Fev 2010, 19:15
Mensagem [TIP] Backup do IMEI
Os que ainda não estão familiarizados com os Android da Samsung, nem prestam muita atenção no subdiretório /efs, o objetivo desse tópico é mostrar como é importante manter uma cópia do mesmo.

Fazer o backup do subdiretório /efs (partição /dev/block/mmcblk0p1) é importantíssimo, pois inúmeras são as circunstâncias em que ele pode ser danificado. O problema é que nele estão importantes informações dos Android da Sammy, entre elas, o IMEI, criptografado. Em outras palavras, se o /efs sofrer danos, o Samsung perde o IMEI e, conseqüentemente, sua funcionalidade como telefone celular.

Dessa forma, a primeiríssima coisa que se deve fazer logo após obter acesso root é um backup do /efs e armazená-lo em local seguro.

Para fazer o backup basta utilizar um terminal no próprio Samsung, ou o adb shell com ele conectado ao micro, e digitar os comandos:

su
tar zcvf /sdcard/efs-sgs2.tar.gz /efs

Imagem

Pronto! Agora é só copiar o arquivo efs-sgs2.tar.gz do SD e guardá-lo, bem guardado. ;)

IMPORTANTE! Sempre que utilizar o ODIN, certifique-se que a opção Phone EFS Clear NÃO está selecionada.

Imagem

Em caso de necessidade, é só copiar o efs-sgs2.tar.gz para o SD e, usando um terminal ou o adb shell, digitar os seguintes comandos:

su
umount /efs
mke2fs /dev/block/mmcblk0p1
mount -w -t ext4 /dev/block/mmcblk0p1 /efs
tar zxvf /sdcard/efs-sgs2.tar.gz -C /
reboot

OBS: ainda não testei, mas há o app kTool que torna a tarefa mais simples. Ele está integrado no Hellcat's Kernel ou pode ser baixado separadamente através do link presente neste thread do XDA: http://forum.xda-developers.com/showthr ... ?t=1182922

02 Set 2011, 01:02
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 03 Out 2011, 19:17
Mensagem Re: [TIP] Backup do IMEI
Excelente, nem sabia que era necessário fazer isto.

Vou tentar inicialmente pelo Hellcat´s Root Kernel por parecer mais simples. Têm como eu verificar a integridade do arquivo efs-sgs2.tar.gz após fazer o backup ? E caso seja necessário retorná-lo, como proceder ?

17 Out 2011, 16:56
Google employee
Google employee

Thor_ escreveu:
Excelente, nem sabia que era necessário fazer isto.

Vou tentar inicialmente pelo Hellcat´s Root Kernel por parecer mais simples. Têm como eu verificar a integridade do arquivo efs-sgs2.tar.gz após fazer o backup ? E caso seja necessário retorná-lo, como proceder ?

O retorno do arquivo já tá explicado.

Para verificar a integridade:

gunzip -t /sdcard/efs-sgs2.tar.gz

ou

tar ztvf efs-sgs2.tar.gz

No caso do Hellcat's, como não testei, acredito que ele crie um img... aí acho que é só montar o conteúdo via loop do Linux (mount -o loop xxxx.img <folder>), ou então via DiskInternals no Windows.

abraços

18 Out 2011, 05:26
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Riz, estou tentando fazer o backup do IMEI via Terminal no próprio aparelho. Não consegui rodar o ADB Shell no winXP via Dos, embora ache que tenha as ferramentas certas, pode dar um passo a passo pra rodar o ADB Shell pfavor ?

Fiz todo o procedimento pelo Terminal no próprio aparelho, mas não encontro o local onde está o arquivo para copiar e fazer backup dele. No terminal eu digitei tudo exatamente igual você postou, dei enter e tudo o mais e não apresentou nenhuma mensagem de erro... o que será que ocorreu que o arquivo não foi gerado ???

24 Out 2011, 17:49
Google employee
Google employee

@Thor_ -

Desculpe a demora.

1. Você autorizou o acesso no Superuser quando utilizou o comando su no adb? É comum a gente esquecer que quando usa o su pela primeira vez no adb a autorização tem que ser dada diretamente no Galaxy S II;

2. O arquivo efs-sgs2.tar.gz é gravado no seu SD. Não conseguiu encontrá-lo lá?

Uma vez mais, me desculpe pela demora. Abraços.

30 Out 2011, 02:41
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Riz, não tem pelo que se desculpar meu amigo. O portal android não teria o mesmo brilho não fossem membros participantes e solidários como você.

O que eu fiz Riz, foi abrir o terminal. Assim que o abri imediatamente o SuperUser autoriza como superusuário, imagino que a autorização se aplique ao programa em si, ao terminal, e não ao comando em específico.

Fiz algo errado ou deixei de autorizar o comando SU ?

31 Out 2011, 20:01
Google employee
Google employee

Data de registro: 04 Ago 2009, 18:52
Thor_ escreveu:
Riz, não tem pelo que se desculpar meu amigo. O portal android não teria o mesmo brilho não fossem membros participantes e solidários como você.

O que eu fiz Riz, foi abrir o terminal. Assim que o abri imediatamente o SuperUser autoriza como superusuário, imagino que a autorização se aplique ao programa em si, ao terminal, e não ao comando em específico.

Fiz algo errado ou deixei de autorizar o comando SU ?

@Thor_, quando você digita o comando su no prompt, o que aparece? Com esse comando deverá aparecer um sinal de # = super usuário. O arquivo deverá estar em teu sdcard. O superuser autoriza o comando su e não o aplicativo.

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
Devices History: [i]
Retired G1 Dream/HTC Magic/HTC Hero/Sony Xperia 10/HTC Desire/Google N1/LG O2X/HTC Sensation/HTC XE/HTC Flyer 3G/SGSII
SGSIII (New)/HOX (New)
;

04 Nov 2011, 00:09
Perfil WWW
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Galera, eu havia mesmo deixado de dar a autorização SU.

Consegui criar o arquivo.

Ao tentar verificar o arquivo com o comando tar ztvf efs-sgs2.tar.gz dá um erro de arquivo ou diretório não encotrado.

Ao tentar a verificação com o comando gunzip -t /sdcard/efs-sgs2.tar.gz concluo o comando e dou "enter" e nada ocorre... será que o arquivo está íntegro ou estou fazendo algo errado na verificação ?

EDIT: backup efetuado e verificado! /ss

04 Nov 2011, 03:40
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 27 Dez 2011, 13:32
Galera, o meu galaxy estaá informando que o meu imei está indisponivel!!! como faço para escrever novamete ?

08 Mar 2012, 13:11
Hello World!
Hello World!

Data de registro: 16 Mar 2012, 01:45
Alexsandro de araujo escreveu:
Galera, o meu galaxy estaá informando que o meu imei está indisponivel!!! como faço para escrever novamete ?

Depende... se você já tinha backup do Imei, é só restaurar...
Agora, se você não tinha, você pode tentar recupar usando o aplicativo GSII_Repair (https://play.google.com/store/apps/deta ... r&hl=pt_BR)

Ele monta novamente a pasta EFS, desbloqueia se a mesma estiver bloqueada, conserta tudo e resolve tudo =)
Mas detalhe que o seu aparelho precisa estar em Root pra funcionar :)

16 Mar 2012, 16:48
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 26 Mar 2012, 23:40
Tenho 2 perguntas: O IMEI muda a cada ROM que instalo? Nossa eu fico trocando e testando Rom´s. Outra, como é que eu vou restaurar o Backup do IMEI ?, por favor

26 Mar 2012, 23:47
Android application
Android application

Data de registro: 07 Ago 2010, 23:16
Já tinha visto a dica mas nunca tinha tirado 5 minutos para executar.

Rapidinho fiz e já deixei salvo no Dropbox o backup.

Muito boa dica.

27 Mar 2012, 00:35
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 08 Abr 2012, 20:58
Aqui o arquivo ficou com o tamnho de 28,8 KB (29.513 bytes) é esse tamanho mesmo, ou houve algum erro?

10 Abr 2012, 00:17
Android application
Android application

Data de registro: 07 Ago 2010, 23:16
antrrax escreveu:
Aqui o arquivo ficou com o tamnho de 28,8 KB (29.513 bytes) é esse tamanho mesmo, ou houve algum erro?

Acho que é isso mesmo, o meu ficou com 34.

10 Abr 2012, 00:37
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 10 Mai 2012, 22:57
Thor_ escreveu:
Galera, eu havia mesmo deixado de dar a autorização SU.

Consegui criar o arquivo.

Ao tentar verificar o arquivo com o comando tar ztvf efs-sgs2.tar.gz dá um erro de arquivo ou diretório não encotrado.

Ao tentar a verificação com o comando gunzip -t /sdcard/efs-sgs2.tar.gz concluo o comando e dou "enter" e nada ocorre... será que o arquivo está íntegro ou estou fazendo algo errado na verificação ?

EDIT: backup efetuado e verificado! /ss

Estou com o mesmo problema, qual foi a solução?

10 Mai 2012, 23:01
Responder Tópico   [ 15 Mensagens ]