Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 29 Abr 2017, 02:41

Responder Tópico  [ 19 Mensagens ] 
 [TIP] Evite problemas! Full wipe & Titanium Backup 
Autor Mensagem
Google employee
Google employee

Data de registro: 07 Fev 2010, 19:15
Mensagem [TIP] Evite problemas! Full wipe & Titanium Backup
Enganchando no tópico do @cezereufilho e embarcando na dica que o @fabiocoelho deu a ele sobre full wipe, fica o lembrete para o pessoal que, como a gente, gosta de ficar testando novos firmware, ROMs:

Trate full wipe como Engov: um antes e um depois

Muitos problemas podem ser evitados/resolvidos com o factory reset (full wipe).

A recuperação de apps, configurações de contas, wi-fi, Bluetooth, etc., é feita facilmente com o app Titanium Backup Pro, que vale cada centavo dos nem R$10,00 cobrados.

O que eu faço:

• Mantenho sempre uma cópia do Titanium (apk) no SD;

• Faço backup imediatamente antes da aplicação de um novo firmware (e verifico o backup em seguida, pois já tive problemas por conta de backup bichado);

• Faço um wipe;

• Aplico o firmware, ROM;

• Acerto o acesso root;

• Faço um novo wipe (teoricamente, não é necessário... faço só por precaução);

• Pulo as opções de configuração nativas e uso o gerenciador de arquivos [nativo] do Galaxy S II pra instalar o Titanium (apk);

• Recupero o backup e dou um reboot.

Pronto! Tenho o Android como estava configurado antes da troca de firmware. Só não descobri, ainda, como recuperar o wallpaper e os widgets ao estado original.

OBS: não uso ROMs, somente firmware stock ou leaked com alguns poucos MODs. Nesse caso, os MODs precisam ser aplicados novamente (nada que copy & paste usando o Root Explorer - outro app que vale cada centavo, não resolva).

15 Set 2011, 23:51
Android Man
Android Man

Data de registro: 30 Nov 2010, 17:06
Mensagem Re: [TIP] Evite problemas! Full wipe & Titanium Backup
Outro bom substituto ao Titanium Backup é o MyBackup Root.

Enviado do meu Samsung Galaxy SII usando Tapatalk

17 Set 2011, 04:18
Perfil WWW
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 19 Set 2011, 15:42
Riz - Tú é fodão eim :D

Então, eu achei esse fórum hoje no Google por que comprei um GSII que vai chegar quarta feira, e como nunca tive um Celular com Android já faz uns 3 dias que to lendo tudo que eu acho sobre o robozinho, ai surgiu uma duvida:

Qual a diferença de Rom, firmware stock e firmware leaked?
Qual é mais vantajoso?

Alguém ai podia esclarecer para mim :D
Desde já obrigado.

19 Set 2011, 16:06
Google employee
Google employee

Data de registro: 04 Ago 2009, 18:52
Belo TIP, @Riz. Ao contrário, uso ROM's desenvolvidas por terceiros, pois gosto de testar o desempenho de cada uma. As ROM's leaked's não são lá muito minhas favoritas e evito a Stock /uu. Em relação aos "wipes", mesmo quando atualizo uma ROM do mesmo desenvolvedor, faço um wipe cache e um wipe dalvik-cache, evitando assim problemas com Market e outros app's. Após a aplicação da ROM, faço um wipe da bateria.

Parabéns pelo tip, com certeza irá ajudar muitos aqui. Deveria ser stick /xx

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
Devices History: [i]
Retired G1 Dream/HTC Magic/HTC Hero/Sony Xperia 10/HTC Desire/Google N1/LG O2X/HTC Sensation/HTC XE/HTC Flyer 3G/SGSII
SGSIII (New)/HOX (New)
;

19 Set 2011, 22:11
Perfil WWW
Google employee
Google employee

@Cavera0 -

Bem vindo ao Portal Android.

O pessoal trata ROM e firmware da mesma forma. A distinção é por minha conta: trato ROM como firmware alternativo, alterado/criado por MODDERs/DEVs. Já firmware stock é aquele original e oficial. O firmware leaked é da própria fabricante, mas não oficial; de alguma maneira, alguém conseguiu acesso ao servidor onde estão os firmware, muitas vezes para testes internos, e espalha pela net.

Aplicação de firmware leaked implica em um risco maior, pois pode resultar em danos que são difícieis de recuperar e até pode ser necessário o uso de equipamentos especiais, que só profissionais/assistências técnicas têm.

Três exemplos:

• Em dezembro passado surgiu uma versão leaked para o Galaxy Tab, e o retardado aqui quis dar uma de early adopter. Dancei! Ele continha um locked bootloader que impedia o downgrade. Demorou um tempo até a comunidade descobrir como contornar o problema;

• A versão KH3 que está no Samfirmware inclui a partição EFS, que contém informações importantes, entre elas o IMEI, que é único em cada equipamento. Um usuário menos avisado pode tentar aplicar esse arquivo e, se não tiver um backup do EFS original (viewtopic.php?f=84&t=13003), vai perder a funcionalidade do Android como telefone móvel;

• A versão KI1 inclui um SBL (Secondary Bootloader) que deixa de reconhecer o JIG (viewtopic.php?f=84&t=12398).

Já no que diz respeito a ROMs, também há o risco, mas normalmente é menor. Eu, por exemplo, já peguei versão de Cyanogen para o Milestone que tinha pau no GPS. Até mesmo kernels alternativos podem representar riscos... recentemente apliquei um que tinha problemas no wipe do CWM (viewtopic.php?f=12&t=13066).

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

abraços

19 Set 2011, 23:09
Google employee
Google employee

@Fabio -

Obrigado.

É, aprendi a duras penas, depois de muitos sustos, daquelas "pô, ferrei o bichinho" :lol:

Vou seguir a sua recomendação e pedir pra fixar o tópico.

abraços

19 Set 2011, 23:11
Google employee
Google employee

Riz escreveu:
@Fabio -

Obrigado.

É, aprendi a duras penas, depois de muitos sustos, daquelas "pô, ferrei o bichinho" :lol:

Vou seguir a sua recomendação e pedir pra fixar o tópico.

abraços

É verdade, e não são sustos pequenos (pois já passei por vários desses). São sustos que vemos a grana investida ir embora de maneira instantânea. E como falei acima, o tópico merece ser fixado.

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
Retired G1 Dream/HTC Magic/HTC Hero/Sony Xperia 10/HTC Desire/Google N1/LG O2X/HTC Sensation/HTC XE/HTC Flyer 3G/SGSII
SGSIII (New)/HOX (New)
;

19 Set 2011, 23:16
Perfil WWW
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 19 Set 2011, 15:42
Intão, esse negocio do wipe que não sei se intendi bem.

Wipe seria resetar o aparelho para as configurações originais? ou na verdade o wipe reseta somente sistema instalado no momento para as configurações iniciais?

Por exemplo: imaginemos :D que eu tenho um SGSII e nele tem o Android 2.3.1 de fabrica, ai eu vou e dou um wipe nele, resultado: o OS chamado android 2.3.1 volta a configuração como se tivesse sido instalado aquela hora, zerado.

Seguindo: continuando a imaginar, eu venho até um forum chamado portal android e leio sobre mudar meu OS para um custom, sigo o passo a passo, e passo a usar um OS chamado Robozinho 1.0, ai eu vou e dou um "wipe" o que acontece: (pelo que intendi) o aparelho ao invés de voltar a ser como era quando chegou, contendo o Android 2.3.1, na verdade reseta somente o novo OS chamado Robozinho 1.0 a versão zerada como se tivesse sido acabado de ser instalado.

É isso?

________________________________________________________________________________________________________________________

Outra duvida que me surgiu :D

o Sr @Fabio falou sobre os tais "wipe cache e um wipe dalvik-cache", qual a diferença dos dois e qual sua utilidade?

20 Set 2011, 04:36
Google employee
Google employee

Cavera0 escreveu:
Intão, esse negocio do wipe que não sei se intendi bem.

Wipe seria resetar o aparelho para as configurações originais? ou na verdade o wipe reseta somente sistema instalado no momento para as configurações iniciais?

Por exemplo: imaginemos :D que eu tenho um SGSII e nele tem o Android 2.3.1 de fabrica, ai eu vou e dou um wipe nele, resultado: o OS chamado android 2.3.1 volta a configuração como se tivesse sido instalado aquela hora, zerado.

Seguindo: continuando a imaginar, eu venho até um forum chamado portal android e leio sobre mudar meu OS para um custom, sigo o passo a passo, e passo a usar um OS chamado Robozinho 1.0, ai eu vou e dou um "wipe" o que acontece: (pelo que intendi) o aparelho ao invés de voltar a ser como era quando chegou, contendo o Android 2.3.1, na verdade reseta somente o novo OS chamado Robozinho 1.0 a versão zerada como se tivesse sido acabado de ser instalado.

É isso?

________________________________________________________________________________________________________________________

Outra duvida que me surgiu :D

o Sr @Fabio falou sobre os tais "wipe cache e um wipe dalvik-cache", qual a diferença dos dois e qual sua utilidade?

Então @Cavera0, o full wipe (que na verdade é um restore data/factory reset) apaga todas as configurações que você tem no aparelho, incluindo agenda telefônica e third-party apps. O Wipe cache e o dalvik-cache (Compilador VM Java para apps) vão apagar apenas "cache" dos apps, fazendo com que eles rodem mais rápido, recriando novos caches.

E não precisa me chamar de sr /xx

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
SGSIII (New)/HOX (New)
;

20 Set 2011, 13:36
Perfil WWW
Android Man
Android Man

Pra quem cansa dos problemas da stock ou se encheu dos lixos das operadoras na ROM original... Dica de ROM após os procedimentos indicados pelo Riz: CyanogenMod.
Pergunte a quem conhece. Melhor ROM terceira.
Mas vale o de sempre: full wipe (uso no recovery pra garantir) .

CyanogenMod tem bom suporte no fórum oficial, atualizações constantes, comunidade engajada, mesma ROM adaptada a diversos aparelhos!

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk

22 Set 2011, 02:45
Perfil WWW
Google employee
Google employee

Enganchando, mais uma vez, no @fabioccoelho...

Apago regularmente o Dalvik "na unha" (/data/dalvik-cache), pois há apps que são desinstalados e o cache deles continua lá, ocupando espaço (tempo?). As versões mais recentes do Titatinum oferecem a opção de limpar o Dalvik tomando como base os apps instalados... como sou das antigas, continuo dando um wipe geral no Dalvik de tempos em tempos.

Em outras palavras, tomar banho uma vez ao dia não faz mal a ninguém! :lol:

abraços

22 Set 2011, 04:46
Android Man
Android Man

Só eu uso MyBackup em alternativa ao Titanium? Prefiro a simplicidade e praticidade.

Enviado do meu Samsung Galaxy SII via Tapatalk

23 Set 2011, 00:31
Perfil WWW
Google employee
Google employee

rodbotelho escreveu:
Só eu uso MyBackup em alternativa ao Titanium? Prefiro a simplicidade e praticidade.

Já baixei pra testar, mas achei muito simplório... gosto de coisas mais complexas, tipo descobrir o "Ponto G". :lol:

abraços

23 Set 2011, 05:59
Google employee
Google employee

Prefiro o Titanium pela opção do backup remoto via Dropbox. O Mybackup deve ter um servidor próprio para backups online, porém é pago. O Titanium nos dá a possiblidade de desinstalar aplicativos que ficam hospedados na partição /system, entre outras funcionalidades.

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
SGSIII (New)/HOX (New)
;

26 Set 2011, 19:15
Perfil WWW
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 06 Jan 2011, 01:00
Riz

O que seriam esses MODS?
Modificações no kernel? tipo algumas funcionalidades a mais?
Tem alguns exemplos aí pra citar?

E mais uma coisa, existe algum desses firmwares, ou mods, que habilitem a leitura de um cartão SD ou sistema interno com partição ext4 ou ntfs?

28 Set 2011, 10:57
Google employee
Google employee

@biscalquini -

Uso o Power Menu que altera o android.policy e o framework. Ele apresenta o percentual da bateria no ícone da barra de notificações, acrescenta as opções reboot, recovery e download no power menu, e tem o efeito crt quando o display é desligado.

Imagem

Sobre MOD pra ext4 eu já vi alguma coisa à respeito, mas não prestei muita atenção. No caso do NTFS, está na minha lista de testes (http://forum.xda-developers.com/showthr ... p=14894212).

abraços

28 Set 2011, 18:11
Application Life Cycle
Application Life Cycle

Data de registro: 03 Ago 2010, 17:22
Legal, mas como faz um 'full wipe'? Pode ensinar? :)

Cadê o tutorial?

04 Dez 2011, 18:10
Google employee
Google employee

Data de registro: 09 Ago 2010, 20:52
saulob escreveu:
Legal, mas como faz um 'full wipe'? Pode ensinar? :)

Cadê o tutorial?

É só entrar no recovery e ir em "wipe data/factory reset'

[ ]'s

- Dúvidas sobre aplicativos? Android Market;
- Faça uma busca antes de postar, sua dúvida já pode ter sido respondida;

Don’t Panic

05 Dez 2011, 10:29
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 19 Set 2014, 15:14
São os melhores para fazer backup do android, uso o Titanium Backup quando vou instalar uma Custom Room

30 Set 2014, 13:10
Responder Tópico   [ 19 Mensagens ]