Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 26 Mar 2017, 21:58

Responder Tópico  [ 18 Mensagens ] 
 [TUTO] FW original com root 
Autor Mensagem
Google employee
Google employee

Data de registro: 07 Fev 2010, 19:15
Mensagem [TUTO] FW original com root
OBJETIVO: O principal objetivo deste tópico é mostrar como modificar um "tar" contendo firmware original, inserindo acesso root, e aplicá-lo utilizando o Odin uma única vez. Em outras palavras, está distante do objetivo facilitar as coisas. A idéia é dar uma noção do processo de criação de um "pacote" de firmware, no estilo não dê o peixe, ensine a pescar.

*ATENÇÃO* *ATENÇÃO* *ATENÇÃO*

Ao seguir as instruções abaixo você poderá invalidar a garantia, assim como estará correndo o risco de colocar seu Galaxy S II em uma situação que só um técnico poderá reverter. Portanto, se você não está familiarizado(a) com Odin, drivers e aplicação de firmware, não siga adiante antes de pesquisar mais sobre o assunto. Fica claro que nem o Portal Android, nem eu, poderemos ser responsabilizados por qualquer dano causado ao seu Galaxy S II.

Como exemplo, utilizei a versão KI4.

VÍDEO: http://youtu.be/jSfEydkGR9s (sem áudio, ainda)

REQUISITOS

• Windows

• Este tuto pressupõe que você tem os drivers de comunicação do Galaxy S II instalados no Windows, assim como o Odin 1.85 e o Cygwin

• A título de precaução, para evitar bootloop e crashes inexplicáveis, é aconselhável fazer factory reset/full wipe antes da aplicação de novos firmware (viewtopic.php?f=84&t=13319)

• Firmware KI4 (oficial)

• Kernel com acesso root (Chainfire)

INSTRUÇÕES

• Crie um subdiretório e transfira os dois arquivos baixados para o mesmo;

• Descompacte o arquivo contendo o firmware KI4;

• Renomeie os arquivos para facilitar a digitação de comandos. No caso, utilizei KI-4 para o firmware e CF-Root para o kernel com root;

• Execute o Cygwin e...

• Extraia o kernel do firmware original (zImage);
      $ tar -xvf ki-4.tar zImage

• Crie um novo tar com o kernel original (ele será necessário em um outro procedimento);
      $ tar -cvf StockKernel.tar zImage

• Por garantia, apague o kernel extraído;
      $ rm zImage

• Extraia o kernel com acesso root;
      $ tar -zxvf cf-root.zip

• Apague o kernel presente no firmware original;
      $ tar --delete -vf ki-4.tar zImage

• Insira o kernel contendo acesso root no firmware original;
      $ tar -rvf ki-4.tar zImage

• Verifique se o novo kernel (zImage) está presente no "tar" contendo o firmware original. No caso do KI-4, a data deve ser 2011-09-20;
      $ tar -tvf ki-4.tar

Imagem

• Execute o Odin e...

• Clique em PDA;

• Selecione o arquivo de firmware modificado;

• Inicialize o Galaxy S II no modo de download (vol down + home + power);

• Conecte-o com o cabo de dados ao micro;

• Clique em Start

Pronto! Você terá o novo firmware com acesso root & ClockworkMod!

OBS¹: A eliminação do triângulo apresentado durante o boot e a questão relacionada ao recovery mode (CWM) serão tratadas nos dois posts seguintes (em fase de edição).

OBS²: Tentei a substituição do kernel usando o 7-Zip, mas o Odin estranhou o arquivo. Não testei com o WinRAR.

23 Set 2011, 04:31
Google employee
Google employee

Mensagem Re: [TUTO] FW original com root
        ELIMINANDO O TRIÂNGULO

Alguns usuários se sentem incomodados com o triângulo durante o boot e é da eliminação do mesmo que trata esse post.

Para fazer desaparecer o triângulo, basta aplicar um kernel oficial usando o Odin... e foi por isso que extraímos o kernel do firmware oficial e o armazenamos no arquivo StockKernel.tar no post anterior.

Agora é só aplicar o StockKernel.tar, usando a opção PDA do Odin. Para tanto:

• Execute o Odin e...

• Clique em PDA;

• Selecione o arquivo StockKernel.tar;

• Inicialize o Galaxy S II no modo de download (vol down + home + power);

• Conecte-o com o cabo de dados ao micro;

• Clique em Start

Em questão de segundos o Galaxy S II reinicializará sem a apresentação do triângulo sem comprometer o acesso root.

Porém (e há sempre um porém, infelizmente), o recovery do ClockworkMod (CWM) não estará mais disponível. E é sobre a recuperação do CWM que o próximo post irá tratar.

OBS¹: É importante lembrar que, mesmo embora o triângulo tenha desaparecido, o contador de firmware não oficial continuará mostrando quantas vezes firmware não oficiais foram aplicados.

OBS²: Não é demais dizer que, mesmo usando o JIG, o acesso root deixa vestígios de violação da garantia caso você não tenha acesso ao firmware original, digo, compatível com a sua nota de compra.

25 Set 2011, 19:38
Google employee
Google employee

RESTAURANDO O CLOCKWORKMOD

Como dito no post anterior, ao eliminarmos o triângulo através da aplicação do kernel oficial, também tornamos indisponível o recovery do ClockworkMod (CWM). Esse post mostra como recuperar o recovery do CWM após a eliminação do triângulo.

No primeiro post deixamos o arquivo contendo o root (zImage) no subdiretório que criamos no Windows e é com ele que vamos trabalhar.

Há duas formas de fazê-lo: usando o ADB para gravar o kernel diretamente na partição correspondente (mmcblk0p5) ou usando uma combinação do Windows Explorer com o próprio CWM. Vamos usar a segunda que é mais simples:

• Conecte o Galaxy S II ao micro;

• "Puxe" a barra de notificações e selecione a opção USB;

• Selecione a opção de armazenamento USB;

• No Windows Explorer copie o zImage e cole no SDCARD;

• Selecione a opção para desconectar o armazenamento USB no Galaxy S II;

• Execute o CWM (ClockworkMod, que está na lista de apps);

• Selecione a opção Flash kernel;

• Selecione o zImage.

Pronto! Agora o Galaxy S II reinicializará e o recovery do ClockworkMod está recuperado.

VIDEO: http://youtu.be/tQ-0Y7WtkyM

25 Set 2011, 19:39
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 06 Jan 2011, 01:00
Só uma dúvida, o Kernel com acesso root (Chainfire) baixa qual?

XW_NEE_KI4: 2.3.4
XX_OXA_KI3: 2.3.5

25 Set 2011, 21:42
Google employee
Google employee

@biscalquini -

No exemplo usei KI4, mesmo porque não havia essa novidade de versão do SO (?). :lol:

abraços

25 Set 2011, 21:52
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 26 Set 2011, 14:51
Meu caro Riz, estou com uma duvida, meu GSII é esta com aquelas parafernalhas da claro, eu gostaria de retira-las e instalar a Firmware original do GSII, e não fazer Root por conta da garantia, como faço isso e onde encontro este Firmware? Poderia me ajudar?

26 Set 2011, 14:57
Google employee
Google employee

Data de registro: 04 Ago 2009, 18:52
Fiquei sabendo que há uma proteção contra o JIG na versão KI3. Se alguém puder confirmar, agradeço.

[ ]'s

I have ORD
Followme
I'm a Droid Collector!
Devices History: [i]
Retired G1 Dream/HTC Magic/HTC Hero/Sony Xperia 10/HTC Desire/Google N1/LG O2X/HTC Sensation/HTC XE/HTC Flyer 3G/SGSII
SGSIII (New)/HOX (New)
;

26 Set 2011, 19:16
Perfil WWW
Google employee
Google employee

Tópico atualizado com informações sobre como recuperar o recovery do ClockworkMod. Dessa forma, o tutorial está finalizado:

• 1° post - Aplicação de kernel com acesso root e recovery do ClockworkMod

• 2º post - Eliminação do triângulo durante o boot

• 3º post - Restauração do recovery doo ClockworkMod

28 Set 2011, 22:12
Anatomy of an App
Anatomy of an App

Data de registro: 13 Ago 2010, 14:41
No XDA já tem um tópico específico para usar JIG na KL3... http://migre.me/5MfHP
A propósito, tenho o JIG para vender por 22 + frete por aqui, MSN: toninsc@hotmail.com, no ML (http://migre.me/5NPXk) 25 + frete devido as taxas.
Lembrando que se o aparelho estiver com contador zerado, e com a firmware de acordo com a nota fiscal de compra (TIM, VIVO, OI, CLARO e retail), a garantia está intacta... é q ficou estranha a informação colocada acima sobre a nota... Abraço

29 Set 2011, 07:20
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 02 Jun 2011, 00:10
Riz, sou obrigado a colocar um kernel mesmo que eu queira só o root? Lembro que no meu antigo Quench fiz só um procedimento pro root e não precisei instalar nada. Talvez esteja me confundindo nas instruções, mas pelo que tenho visto tenho que procurar um kernel compativel com o meu atual, é isso?

14 Out 2011, 00:20
Google employee
Google employee

silentbr escreveu:
Riz, sou obrigado a colocar um kernel mesmo que eu queira só o root? Lembro que no meu antigo Quench fiz só um procedimento pro root e não precisei instalar nada. Talvez esteja me confundindo nas instruções, mas pelo que tenho visto tenho que procurar um kernel compativel com o meu atual, é isso?

Esse método já está defasado, pelo menos pras versões brasileiras. Dá uma olhada no tópico viewtopic.php?f=84&t=14007

abraços

14 Out 2011, 00:33
What is a Activity?
What is a Activity?

Riz escreveu:
silentbr escreveu:

Esse método já está defasado, pelo menos pras versões brasileiras. Dá uma olhada no tópico viewtopic.php?f=84&t=14007

abraços

Grato Riz, mas infelizmente meu Galaxy não é nacional, então não sei qual kernel devo pegar. Tem um tópico que faz menção a um "unbranded". Poderia ser esse mesmo? outra coisa: o meu está ainda com o 2.3.3, não atualizei pelo kies ainda a 2.3.4. Vale a pena fazer isso antes de tentar o root?
Edit: acabei de ver o topico com lista de países e o meu é um grego!

14 Out 2011, 01:26
Google employee
Google employee

silentbr escreveu:
Grato Riz, mas infelizmente meu Galaxy não é nacional, então não sei qual kernel devo pegar. Tem um tópico que faz menção a um "unbranded". Poderia ser esse mesmo? outra coisa: o meu está ainda com o 2.3.3, não atualizei pelo kies ainda a 2.3.4. Vale a pena fazer isso antes de tentar o root?
Edit: acabei de ver o topico com lista de países e o meu é um grego!

Qual o seu PCode (*2767*4387264636#)? Termina com EUR? Se for, esse fw atende a 23 países (coisas daqueles lados do mundo! rs)... o PCode só depende do CSC escolhido (*#272*<seu IMEI># - mandar instalar o CSC resulta em full wipe!).

Bom...

1º - Você pode aplicar qualquer versão brasileira atualizada do fw;

2º - Depois você escolhe qual root quer utilizar.

abraços

OBS: Só pra constar, segue o customer.xml encontrado no EUR:

<CustomerData>
  <GeneralInfo>
    <CSCEdition>ED002</CSCEdition>
    <Country>Greece</Country>
    <SalesCode>EUR</SalesCode>
    <NbNetworkInfo>3</NbNetworkInfo>
    <NetworkInfo>
      <MCCMNC>20210</MCCMNC>
      <NetworkName>WIND GR</NetworkName>
    </NetworkInfo>
    <NetworkInfo>
      <MCCMNC>20205</MCCMNC>
      <NetworkName>vodafone GR</NetworkName>
    </NetworkInfo>
    <NetworkInfo>
      <MCCMNC>20201</MCCMNC>
      <NetworkName>COSMOTE</NetworkName>
    </NetworkInfo>
  </GeneralInfo>
...
...
...

14 Out 2011, 02:49
What is a Activity?
What is a Activity?

Riz escreveu:
Qual o seu PCode (*2767*4387264636#)? Termina com EUR? Se for, esse fw atende a 23 países (coisas daqueles lados do mundo! rs)... o PCode só depende do CSC escolhido (*#272*<seu IMEI># - mandar instalar o CSC resulta em full wipe!).

Bom...

1º - Você pode aplicar qualquer versão brasileira atualizada do fw;

2º - Depois você escolhe qual root quer utilizar.

abraços

Pois bem, atualizei meu fone via Kies pra 2.3.4. O pcode dele é o seguinte: GT-I9100LKAEUR. Posso então instalar a atualização da Vivo conforme você explica nesse tópico?
viewtopic.php?f=84&t=14007
Obrigado!

17 Out 2011, 00:52
Google employee
Google employee

silentbr escreveu:
Pois bem, atualizei meu fone via Kies pra 2.3.4. O pcode dele é o seguinte: GT-I9100LKAEUR. Posso então instalar a atualização da Vivo conforme você explica nesse tópico?
viewtopic.php?f=84&t=14007
Obrigado!

Sim.

17 Out 2011, 09:28
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 22 Out 2011, 20:05
Fala, Riz. Consegui fazer a instalação do Android 2.3.4 para meu GS II. Por ser novato nesse sistema operacional, apresentei uma dificuldade em relação ao root: ao descompactar o arquivo, ele se encontrava com a exrensão “.img”, sendo que a extensão para instalá-lo é “.tar”. Como faço a conversão? Obrigado.

24 Out 2011, 15:01
Hello World!
Hello World!

Data de registro: 25 Jan 2012, 10:14
Riz, uma pergunta: nesse seu procedimento ao invez de usar o cf-kernel se vc usa-se o Siyah kernel e passar a nova rom .tar pelo mobile odin pro, ja nao solucionaria o problema do triangulo e ate mesmo o cf-kernel, pois quem soma no contador e coloca o triangulo é o odin do pc, o odim pro nao deixa vestigios, ja mudei de custom kernels, inumeras vezes, mas tudo pelo mobile odin pro e nada de triangulo e nada de somar no contador, mas de toda forma, gostei de sua dica de montar uma rom por partes, quem sabe da ate pra mudar o csc nacional e limpo de apps de operadoras, tipo uma rom custom ou stock + CSC nacional + kernel custom pelo seu metodo e tudo passado pelo mobile odin pro, bem so foi um pensamento que me veio a cabeça, se disse besteiras me perdoe, mas parabens gostei de sua dica, abraços.

08 Fev 2012, 23:38
Android application
Android application

Data de registro: 12 Jul 2010, 17:38
Mensagem Re: Re: [TUTO] FW original com root
rootpower escreveu:
Riz, uma pergunta: nesse seu procedimento ao invez de usar o cf-kernel se vc usa-se o Siyah kernel e passar a nova rom .tar pelo mobile odin pro, ja nao solucionaria o problema do triangulo e ate mesmo o cf-kernel, pois quem soma no contador e coloca o triangulo é o odin do pc, o odim pro nao deixa vestigios, ja mudei de custom kernels, inumeras vezes, mas tudo pelo mobile odin pro e nada de triangulo e nada de somar no contador, mas de toda forma, gostei de sua dica de montar uma rom por partes, quem sabe da ate pra mudar o csc nacional e limpo de apps de operadoras, tipo uma rom custom ou stock + CSC nacional + kernel custom pelo seu metodo e tudo passado pelo mobile odin pro, bem so foi um pensamento que me veio a cabeça, se disse besteiras me perdoe, mas parabens gostei de sua dica, abraços.

Quanto a montar rom stock sem as porcarias das operadoras e mais umas dúvidas aí do seu post:
viewtopic.php?p=126756#p126756

Sent from my SGSII using Tapatalk

09 Fev 2012, 01:04
Responder Tópico   [ 18 Mensagens ]