Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 22 Nov 2019, 14:17

Responder Tópico  [ 25 Mensagens ] 
 Tutorial definitivo para tirar o melhor proveito do aparelho 
Autor Mensagem
Android application
Android application

Data de registro: 24 Out 2010, 13:54
Mensagem Tutorial definitivo para tirar o melhor proveito do aparelho
Sairam algumas roms novas, então eu estou testando elas, daqui uns dias eu edito esse tutorial se alguma delas se sair melhor do que as que já estão aqui

Sempre faça um backup antes de qualquer alteração.

Introdução:
Bom, para os que não me conheçem, meu nome é Rafael, eu era bem ativo no forum do Motorola Dext (até me assaltarem /tt), algums meses depois do incidente, ganhei um Ace, e como já tinha experiencia com android, já sabia onde procurar, então nos ultimos 5 meses, venho testando tudo o que há disponivel para o Galaxy Ace, e eu acho que descobri a combinação de alterações para tirar o máximo proveito do seu aparelho, mas chega de introdução.

Nota: Se você não gosta de ler, nem começe, pois estou fazendo um comparativo completo de tudo que ensinarei usar.

Parte 1 - Listagem de modificações:
Custom rom:
Testei várias custom roms, levando em consideração o score do quadrant advanced, memória ram usada, espaço livre e duração de bateria, elegi duas melhores, mas você pergunta agora: Por quê duas?, simples meu caro amigo, porque as duas são baseadas em kerneis diferentes, uma é cyangenmod, e a outra é baseada na stock (Rom original), e tem o rendimento proximo, você vai escolher a que você tiver mais afiinidade. Essas Roms são:
CyanogenMod 7.1-cooper-KANG-RC1 Android 2.3.7
TheMyth ICS - Lite
Nota: Não coloquei ICS Sunday, pelo fato de não aceitar o DarkTremor Script

Comparação das Roms:
CyanogenMod 7.1-cooper-KANG-RC1 Android 2.3.7 x TheMyth ICS - Lite
Score de 2269 no quadrant x Score de 2163 no quadrant
Overclock estavel até 883 mhz x Overclock estável até 902 mhz
Alta possbilidade de customização x Possibilidade de Customização baixa
Menos estavel a vários aplicativos x Estavel na maioria dos aplicativos
99% em Pt-BR x Não suporta Pt-BR, só PT-PT
Menos estavel a Scripts x Mais estavel a Scripts
30 horas em 864mhz sem necessidade de carga x 33 horas em 864 mhz sem necessidade de carga

Scripts:

Nós iremos usar 3 scripts, isso mesmo, 3, dois são muito simples de instalar, o terceiro já leva um tempo. Mas se você vai usar a TheMyth ICS, não precisa do 3º, pois ja vem integrado. Os scripts são:
LagFree V1
TurboBoost v8
Darktremor A2SD

Mas o que cada um faz?
Primeiramente eu vou explicar o que é um scirpt. Script resumidamente é uma alteração em uma linha de sistema, que permite algumas modificações, desde esconder um ícone, a fazer um overclock.

LagFree V1 - É um script que modifica o fechamento nativo de aplicativos da 2.3, que é muito agressivo, em termos bruscos, ele impede que o sistema feche os aplicativos que estão em 2º plano. Mas isso não é bom? Não, é a mesma lógica de usar um task killer, você fecha o aplicativo, mas alguns abrem depois, consumindo memória e bateria a mais do que quando estavam abertos, esse script vem para isso não acontecer.

TurboBoost v8 - Ele melhora o uso de bateria pelo sistema, aumeta a velocidade de leitura do cartão SD, e melhora a conectividade 3G, não sei bem como funciona, pois o desenvolvedor não explica, mas é bem notável a diferença.

Darktremor A2SD - Você já ficou com raiva da baixa memória interna que o Ace possui? Teve que passar seus aplicativos para o SD, mas mesmo assim, a memória ainda acabava rapidamente, eu te apresento esse script, com ele, você pode mover o Dalvik-Cache (dados dos aplicativos) para uma partição Ext (vou ensinar usando uma partição ext3), eu instalei Plants Vs Zombies da amazon, ele ocupava 73 mb na memória interna, agora ocupa só 5mb, instalei zilhares de aplicativos, e a memória ainda está em 133 mb sobrando.
Esse é o que eu considero a coisa mais difícil de se colocar num android, tive que passar duas madrugadas em claro para fazer esse script funcionar, e olha, o que eu li de post em forum não foi brincadeira não, mas fiz funcionar, mas em algumas roms (quase todas) ele fica instavel, mas por sorte, essa cyanogen é bem estavel, na myth ics ja vem não rom, então não precisa instalar.

Aplicativos:
SetCpu - Com ele você pode selecionar a frequência de overclock, e tambêm têm opções de profiles, como quando se desliga a tela, ajuda muito na econômia de bateria.
Swapper - Esse aplicativo cria uma espécie de memória ram virtual, mas ela só é usanda quando a física está no limíte.

Requerimentos:
Nota: Não descompacte nada, tudo ja está pronto para uso

Uma rom instalada que seja 2.3

ClockWork Mod 4.0.0.9
CWM 4

Rom de sua preferêcia:
CyanogenMod 7.1
TheMyth ICS - Lite

Se você escolheu Cyanogen, o Fix dela:
CyanogenMod 7.1 Fix

Kerneis de Overclock:
Kernel Overclock Cyanogem
Kernel Overclock TheMyth ICS - Lite

Scripts:
LagFreeV1
TurboBoost v8.5
Darktremor A2SD

ADB Shell:
Tutorial ADB Shell

Aplicativos:
SetCpu
Swapper

Drivers do Kies:
Kies Downloader
Instale o programa, depois reincie o computador

Root: Ativado

Device: Galaxy Ace GT-S5830B
Operadora: Claro BR
Config: Cyanogemod 7.1 KANG 2.3.7
Scripts: LagFreeV1, TurboBoost v8.5 e A2SD Darktremor

Editado pela última vez por R4Ck em 12 Jan 2012, 00:59, no total de 6 vez

10 Jan 2012, 05:37
Android application
Android application

Mensagem Re: Tutorial definitivo para tirar o melhor proveito do apar
Passo-a-Passo:
Nota: Esse tutorial serve para todos, até os que ja estão com essas roms e esse CWM instalados

1 - Coloque o ClockWorkModAce.zip no seu cartão, desligue completamente o aparelho, espere 10 segundos, aperte o botão POWER, assim que a tela ligar, começar a segurar o botão HOME (botão do meio), usando os botões de volume, vá em flash zip from sd card e aperte home, escolha o ClockWorkModAce.zip, aperte home, e confirme no yes, feito isso reinicie.

2 - Copie todos os arquivos do seu SD para o computador, porque a partir de agora, você perderá eles. Feito o Backup, entre no recovery novamente, vá em advanced, depois em partition SD card, escolha o tamanho da partição (indico acima de 512 mb), no linux swap pode colocar 0, agora espere o processo terminar.

3 - Depois de particionar o cartão, ainda no ClockWork mod, ou recovery, vá em mounts and storae, vá em mount USB storage, plugue seu Ace no computador e passe os arquivos baixados aqui, depois de passados, tire com segurança de seu pc, e aperte unmount no seu celular Lembrando que se você escolheu a TheMyth ICS, não precisa do darktremor A2SD.

4 - Agora vá em wipe data/factory reset, e depois vá em yes, agora vá em wipe cache, depois em yes, agora vá em advanced, wipe dalvik-cache, denovo yes, agora vá em install zip from SD, depois choose zip from sd card, escolha a Rom que você baixou, agora o tutorial bifurca em duas partes:

Quem escolheu CyanogenMod:
Selecione o arquivo cm-7.1.0-RC1-Cooper-KANG-10.10.11-Grif_07.zip, e de yes, depois de concluído, volte na tela de install from SD, e dessa vez escolha cm-7.1.0-RC1-Fix1-12.10.11-Grif_07.zip, e de yes, depois de concluído, volte denovo na tela de install, e dessa vez de install no cm-7.1-oc-kernel-2.6.35.7-perf-cl562111.zip, e seguindo a mesma lógica instale o Lagfree e o turboboost. Reinicie

Primeiramente, após entrar na rom, e você selecionar o idioma, deixe para cadastrar a conta google depois, plugue seu cabo usb, no seu pc, abra o cmd (iniciar + R e escreva cmd), na tela que irá aparecer escreva CD C:\tools e aperte enter, depois escreva adb shell, aperte enter, depois escreva su, aperte enter, se aparecer #, quer dizer que deu certo, agora escreva mount | grep sd-ext , e aperte enter, se isso aparecer /dev/block/mmcblk0p2 on /sd-ext type ext3 (rw,noatime,nodiratime,barrier=1,nodelalloc,data=ordered), quer dizer que deu certo.

Agora volte ao CWM, ou recovery, e vá em mounts and storage, selecione mount /data e mount /system. depois disso vá em install zip froim sd, choose zip, escolha dtapps2sd-2.7.5.3-beta04-signed.zip, e de yes, agora reincie.

Quem escolheu TheMyth ICS - Lite
Selecione o arquivo TheMythICS_Lite.zip, depois vá em yes, agora volte na tela de seleção de .zip, e escolha CF-Root-S5830-v3.7-b83.zip, e aperte Yes, seguindo essa lógica, instale o LagFree v1, e o TurboBoost. Reinicie
Configure o idioma, eu deixo em inglês mesmo, pois entendo melhor inglês do que português de portugal, você pode configurar a conta google mais tarde

Editado pela última vez por R4Ck em 10 Jan 2012, 20:33, no total de 5 vez

10 Jan 2012, 06:14
Android application
Android application

5 - Agora o tutorial volta a ser unificado, configure sua conta no google e entre no market, se na cyanogen ele não estiver aparecendo, baixe ele aqui Market 3.4.4, abra o aplicativos CWM, de permissões de superuser, vá em install apk, e selecione o market que você baixou. Agora nas duas roms, baixei o A2SD gui, do market, entre nele, de permissões de superuser, vá na aba dalvik-cache, selecione a opção SD-EXT, e aperte move, nada de rebuild, só move, após reinciado, vá em armazenamento e se surprenda. Mas o tutorial ainda não acabou

6 - Instale o Swapper e o SetCpu, inicie o SetCpu, auto recomend speeds, de permissão de super usuario, agora marque a opção "set on boot", na velocidade mínima, coloque 122, e na máxima, coloque 864 (não mais do que isso, para não ter risco de ficar reiniciando), vá na aba profiles, marque a opção enable, e vá em add profile. Na tela que apareceu, do lado de profile, escolha screen off, coloque o MAX em 245, e o minimo em 245 tambem (se você colocar o processador no mínimo, e quiser escutar música, quando a tela desligar, a musica vai começar a travar, no scaling, selecione conservative, e no priority, selecione 100, e nunca tire do 100, esse vai seu profile mais importante e aperte save.

7 - Agora abra o swapper, marque activate swap on boot, de permissão de super usuario, em swap file position, escolha FAT, pois a EXT está sendo toda usanda pelo A2SD gui, agpra escolha 200 mb, e de save, espere um pouco e pronto. todas as alterações de sistema estã instaladas.

Se você quiser economizar ainda mais na bateria, tire as animações em configurações>tela ou visor ou screen> animações, ou animations, e escolha nenhuma animação, colocar o brilho no mínimo também ajuda, mas se você quer mesmo uma economia maior de bateria, use o juice defender, eu não uso, então não posso te orientar.

10 Jan 2012, 06:41
Android application
Android application

Bonus Round!!!!
Eu amo o Bonus Round!!!!

Para deixar o cyanogenmod ainda mais leve, você pode usar o titanium backup para desinstalar alguns aplicativos, segue e lista.
Lista de aplicativos, mas tome cuidado com o que for desinstalar, leia o que cada coisa faz, para não ter problemas mais tarde.

Depois eu posto um vídeo, para quem está com dificuldade de entender o tutorial.

Créditos:
XDA:
Grif_07 pelo cyanogenmod 7.1 cooper kang
devilsking pelo TheMyth ICS
Ketut pelo kernel de overclock
Slaid480 pelo LagFree V1
GadgetCheck pelo TurboBoost
tkirton pelo darktremor A2SD

Site eusouandroid.com pelo ADB Shell

10 Jan 2012, 07:00
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 04 Mai 2011, 15:34
Parabens pelo post muito bem explicado, acredito que até mesmo os usuários que tem receio em instalar uma custom rom poderá testar agora!

11 Jan 2012, 19:55
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 11 Jan 2012, 21:13
Meu amigo,

Parabens pelo tutorial

Simplesmente fantastico.

Vou tentar fazer no meu ace e ver no que dá e volto para relatar sobre.

PS: Não sei se seria engenuidade minha, mais para o tutorial ficar completo, acredito que caberia tambem, como voltar a como era antes, caso o usuario não goste, fica ai a dica.

Mais uma vez parabens pelo tuto.

11 Jan 2012, 21:15
Android application
Android application

iurichaos escreveu:
Parabens pelo post muito bem explicado, acredito que até mesmo os usuários que tem receio em instalar uma custom rom poderá testar agora!

Pode ir sem medo se der algum problema, é só relatar aqui, que eu ja procuro como resolve

11 Jan 2012, 21:28
What is Android?
What is Android?

Galera, acabei de fazer e instlar de acordo com o tuto, e aparentemente esta tudo funcionando perfeitamente

A unica coisa que achei foi que esta demorando mais para iniciar, fica na tela escrito android mais do que o normal ( eu acho )

Fora isso como disse aparentemente tudo normal.

Vou fazer uns testes e amanha volto para dizer como foi

por enquanto

Valew,

11 Jan 2012, 23:10
What is Android?
What is Android?

Galera, primeira evidencia ocorrida...

o Kies não esta conseguindo se conctar com o celular....

11 Jan 2012, 23:22
Android application
Android application

Mr.Froids escreveu:
Galera, primeira evidencia ocorrida...

o Kies não esta conseguindo se conctar com o celular....

Opa, esqueci de falar isso, se você instalou a cyanogen, o kies para de reconhecer o ace, mas eu acho que na myth ics funciona normal

12 Jan 2012, 00:57
Android application
Android application

Mr.Froids escreveu:
Meu amigo,

Parabens pelo tutorial

Simplesmente fantastico.

Vou tentar fazer no meu ace e ver no que dá e volto para relatar sobre.

PS: Não sei se seria engenuidade minha, mais para o tutorial ficar completo, acredito que caberia tambem, como voltar a como era antes, caso o usuario não goste, fica ai a dica.

Mais uma vez parabens pelo tuto.

Ficaria bom mesmo, eu vou viajar, mas daqui a alguns dias, eu posto isso, valeu.

12 Jan 2012, 01:00
What is Android?
What is Android?

Olha eu de volta aqui galera....

Então usei menos do que eu gostaria meu Ace hoje, então vamos lá para as primeiras impressões que tive com a instalação do tuto e usando o "CYANOGEN"

Minha bateria esta sendo devorada ( acredito que deve ser alguma configuração )
Alguns App travam um pouco antes de inciar totalmente
Como dito anteriormente, na hora de ligar o Ace, achei que o mesmo ficou um pouco mais lento.
Meu Wi Fi que antes era uma blza, agora quando ele encontra alguma rede ele demora um pouco para conectar ( não sei se seria tb algum tipo de configuração ).
Em termos de velocidade, a mesma aumentou consideravelmente no manuseio do aparelho.

É isso ai galera, conforme for mexendo e encontrando as coisas ruins ou boas vou falando aqui pra geral.
Mais acredito que com as configurações corretas, seja um sistema 100%.

Ate Mais

PS: Tinha me esquecido, os toque do telefone tocam apenas uma vez e depois o telefone fica mudo, mexi em varias configurações, porem isso não consegui acertar ( se é que tem jeito ) por exemplo hoje perdi varias ligações devido ao telefone tocar apenas uma vez e eu não escutar e tals...

12 Jan 2012, 19:23
Android application
Android application

Mr.Froids escreveu:
Olha eu de volta aqui galera....

Então usei menos do que eu gostaria meu Ace hoje, então vamos lá para as primeiras impressões que tive com a instalação do tuto e usando o "CYANOGEN"

Minha bateria esta sendo devorada ( acredito que deve ser alguma configuração )
Alguns App travam um pouco antes de inciar totalmente
Como dito anteriormente, na hora de ligar o Ace, achei que o mesmo ficou um pouco mais lento.
Meu Wi Fi que antes era uma blza, agora quando ele encontra alguma rede ele demora um pouco para conectar ( não sei se seria tb algum tipo de configuração ).
Em termos de velocidade, a mesma aumentou consideravelmente no manuseio do aparelho.

É isso ai galera, conforme for mexendo e encontrando as coisas ruins ou boas vou falando aqui pra geral.
Mais acredito que com as configurações corretas, seja um sistema 100%.

Ate Mais

PS: Tinha me esquecido, os toque do telefone tocam apenas uma vez e depois o telefone fica mudo, mexi em varias configurações, porem isso não consegui acertar ( se é que tem jeito ) por exemplo hoje perdi varias ligações devido ao telefone tocar apenas uma vez e eu não escutar e tals...

Opa, eu acho que você teve a impressão que a bateria se foi muito rápido, pois fazer essas alterações, consomem muita bateria, hoje mesmo, fiz algumas alterações, meu ace ja foi pra carga 3 vezes, o Wifi é mesmo lento, isso eu não sei porque, eu cronometrei o tempo de boot das duas roms, a cyanogen é um pouco mais lenta, mas nada muito grande (cerca de 2 segundos), e isso do toque só tocar uma vez, nunca aconteceu comigo, tenta instalar a rom denovo, se não resolver, me avisa que eu te mando outra cyanogen

13 Jan 2012, 00:22
What is Android?
What is Android?

Olha eu de novo...

Reinstalei a rom brow, e o toque esta normal...

Porem outra cois que pude notar foi que a qualidade da imagem da camera, ficou inferior a original, pois fiz algumas comparações com fotos tiradas antes e fotos tiradas depois...

Isso procede? Ou eu estou viajando na maionegs....hehehehe

PS: Lembrei ainda que a comparação foi feita na resolução de 3 MP configuração original e com a resolução 5 MP no cyanogen

13 Jan 2012, 16:31
Android application
Android application

Mr.Froids escreveu:
Olha eu de novo...

Reinstalei a rom brow, e o toque esta normal...

Porem outra cois que pude notar foi que a qualidade da imagem da camera, ficou inferior a original, pois fiz algumas comparações com fotos tiradas antes e fotos tiradas depois...

Isso procede? Ou eu estou viajando na maionegs....hehehehe

PS: Lembrei ainda que a comparação foi feita na resolução de 3 MP configuração original e com a resolução 5 MP no cyanogen

Opa, no caso você instalou "FIX" da cyanogen, porque é ele que melhora a qualidade da camera

14 Jan 2012, 14:53
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 29 Jan 2012, 17:25
Olá R4Ck,

muito bom o tutorial.. executei quase todos os passos sem dificuldades, porem, não consegui fazer o download do swapper por conta do megaupload estar fora da net... mais tudo bem...

o que esta pegando mesmo é que não tenho facilidade com o ingles.. e PT(Pt) mata qualquer um... não tem como colocar o PT(Br)????

desde ja obrigado...

29 Jan 2012, 17:32
What is Android?
What is Android?

Olha eu aqui mais uma vez,

é o seguinte depiius de um tempo que percebi que a internet não esta mais conectando via VPN APN Brasil...

Reinstalei a rom quando eu instalo o APN Brasil ele conecta e desconecta direitinho, porem ao colocar o link2sd a conexão para de fincionar.

Será que aconteceu com alguem, será que alguem tem a solução.

Sem Mais

Desde ja agradeço a atenção de todos...

29 Jan 2012, 22:08
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 02 Fev 2012, 02:43
Primeiramente, após entrar na rom, e você selecionar o idioma, deixe para cadastrar a conta google depois, plugue seu cabo usb, no seu pc, abra o cmd (iniciar + R e escreva cmd), na tela que irá aparecer escreva CD C:\tools e aperte enter, depois escreva adb shell, aperte enter, depois escreva su, aperte enter, se aparecer #, quer dizer que deu certo, agora escreva mount | grep sd-ext , e aperte enter, se isso aparecer /dev/block/mmcblk0p2 on /sd-ext type ext3 (rw,noatime,nodiratime,barrier=1,nodelalloc,data=ordered), quer dizer que deu certo.

Agora volte ao CWM, ou recovery, e vá em mounts and storage, selecione mount /data e mount /system. depois disso vá em install zip froim sd, choose zip, escolha dtapps2sd-2.7.5.3-beta04-signed.zip, e de yes, agora reincie.

Essa parte nao consigo logo na 1 linha aparece o sistema nao pode encontrar o caminho especificado

02 Fev 2012, 02:47
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 27 Mar 2012, 00:53
Opa amigo,

primeiro gostaria de lhe dar os parabéns pelo tutorial, segui tudo e realmente da um diferença monstra no aparelho, fica muito mais esperto.

Eu só estou com um problema que não estou conseguindo resolver, meu cartão é de 16 gb, mas me parece que depois do procedimento, juntamente com a instalação de alguns aplicativos, ele esta lotado. Mas isso não é possível por que ao mesmo tempo fala que tem 13 gb livres....

rsrs saberia me ajudar ??

27 Mar 2012, 00:58
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 30 Mai 2011, 01:28
pesso@l,

não consegui rootear meu ACE, segui todos os passos, porem na instalação, ele inicia, mas na ultima linha aparece um comando aborted e o roteamento não é efetivado.
o que pode estar acontecendo?

um abraço a todos.

30 Mar 2012, 12:24
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 29 Abr 2012, 19:30
/zz
referente a rom cyanogenmod 7.1, funcionaria com o chip da operadora "vivo" ou nao afeta esta questao de operadora?
desde ja obrigado!

29 Abr 2012, 19:34
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 12 Jun 2012, 02:22
Cara deu coco aqui suhushauhsa

Fiz os passo certinhos até chegar em sd partition... Ele fez tudo belezinha mas quando pediu pra fazer o mount USB não deu certo... Até ai tudo bem mas... Eu tentei reiniciar o cel pra por as coisas no sd direto do pc mesmo E foi ai que o meu desespero começou. O ace não passa mais do primeiro logo de quando liga, alguem sabe o que pode ter acontecido? Será que tem solução ou vou ter que levar em alguma assistencia?

Preciso de resposta meio urgente T_T

12 Jun 2012, 02:25
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 13 Jun 2012, 10:45
Os Links do LagFree e do TurboBoost v8 não estão mais disponiveis...
Por favor arrume para que eu possa instalar a ROM.
Obrigado

13 Jun 2012, 16:51
What is Android?
What is Android?

Data de registro: 18 Jun 2012, 21:52
Amigons, não consigo mais baixar os arquivos
Kernel Overclock TheMyth ICS - Lite
LagFreeV1
TurboBoost v8.5
SetCpu
Swapper

Os arquivos foram retirados do mediafire... aalguem pode ajudar?? obrigado

18 Jun 2012, 21:55
What is DDMS?
What is DDMS?

Data de registro: 08 Jun 2010, 16:13
Os links estão fora do ar =/
preciso muito, alguem poderia me quebrar essa e upar?
obrigado pela atenção

19 Out 2012, 11:33
Responder Tópico   [ 25 Mensagens ]