Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é 08 Dez 2019, 22:34

Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
 Usar activity ou fragments 
Autor Mensagem
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 01 Jul 2015, 03:19
Mensagem Usar activity ou fragments
Olá colegas,

Eu sou iniciante em programação e preciso da ajuda de vocês. Eu estou tentando fazer um aplicativo sobre alimentação e este aplicativo terá categorias "frutas", "legumes", "verduras", etc e quando eu clicar em algum destes ítens eu quero que abra uma nova tela com outros ítens dentro, por exemplo no caso de "frutas", eu quero que apareçam os ítens "maçã", "banana", "mamão", e quando eu escolher uma destas frutas(ítens) eu quero que apareça uma tela com as informações sobre a fruta escolhida, um texto, uma imagem e um áudio falando sobre a fruta. O que eu preciso saber pertinente a este post é se eu devo criar uma activity para cada ítem, "frutas", "legumes", "verduras", "maçã", "banana", "mamão", ou fragments para eles com uma activity só.

Anexo:
emuas1resized1.png

Obrigado!

Phil

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

13 Jul 2015, 16:35
Google employee
Google employee

Data de registro: 01 Jul 2013, 13:45
Mensagem Re: Usar activity ou fragments
Pra cada cada categoria, seria bom uma classe pra representar seus itens (ItemFruta, ItemVerdura, ItemLegume), nelas você guardaria todas as informações que vai usar. Eu usaria fragments.

Aprenda Java com esta apostila.

17 Jul 2015, 16:15
Perfil WWW
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 01 Jul 2015, 03:19
Olá a todos,

Primeiramente gostaria de agradecer ao jeffersonlanzieri por me responder, obrigado.

Como eu sou iniciante, embora eu tenha estudado e pesquisado muito, ainda tenho dúvidas, pois é aos pouquinhos que vamos adquirindo conhecimento, a ajuda dos colegas é de grande valia, por isso eu gostaria de fazer algumas perguntas, pois eu não entendi exatamente como devo proceder ao fazer o que o jeffersonlanzieri falou.

Pelo que eu entendi eu devo fazer uma classe java para os ítens (ItemFruta, ItemVerdura, ItemLegume), mas neste caso a dúvida é se eu devo fazer uma classe java para cada um desses íntens ou uma classe java só para todos estes ítens.

Outra coisa é que eu ainda não sei usar bem os fragments, eu pensei em fazer assim:

Fazer uma página com as opções de tipos de alimento, frutas, verduras, legumes daí eu pensei, quando eu clicar em algum deles, por exemplo frutas eu quero que abra uma tela(activity) com uma lista na vertical das frutas maçã, banana, mamão, etc, daí eu pensei de novo, quando eu escolher a fruta sobre a qual eu quero informações eu vou clicar em cima dela então maçã seria um botão, banana outro botão e assim por diante, botões, daí quando eu clicar no botão maçã eu pensei, eu quero que abra uma nova tela(activity) com as informações da fruta, o nome da fruta na action bar e na tela uma foto da fruta, um audio falando da fruta, alguns textos falando sobre a fruta divididos em categorias de texto como por exemplo informações nutricionais da fruta, doenças que aquela fruta trata, entre outros textos sobre a fruta.

Neste pensamento de iniciante eu pensei que eu teria que fazer uma activity para cada coisa, pois eu ainda não sei muito bem como funcionam os fragments e suas vantagens, só que eu pensei, será que não vai ficar com muitas activity e o app vai ficar pesado(muito grande em MBs)? Só que eu não entendi ainda outra forma de fazer isso, só consigo visualizar isso com activities.

Peço aos colegas, por favor, que me dêem uma luz sobre como montar o esquema que isso vai funcionar caso tenha uma forma que seja mais apropriada para esta aplicação, pois como eu falei eu não sei até quantas activities um app pode ter porque são tantas frutas, verduras e legumes que eu imagino coisa de umas 500 activities no app, falo isso porque pelos meus estudos aprendi que cada vez que falamos em "tela" em Android estamos falando em "activity". Eu não sei onde e como é que entram os fragments aí na história.

Continuo estudando e pesquisando, mas agradeço muito se o jeffersonlanzieri e os colegas do forum me ajudarem aí neste raciocínio para encontrar a forma mais ideal de projetar o funcionamento deste app, não falo necessáriamente de "como fazer" os fragments e as outras coisas, pois isso pode ser assunto para um outro post além de que sobre isso eu estudarei e pesquisarei textos e vídeos na internet sobre "como fazer", o que eu quero entender é "o que fazer" ou "o que usar" para montar o funcionamento para então eu estar mais seguro sobre o que eu devo pesquisar em livros e na internet quanto ao "como fazer".

Obrigado colegas,
atenciosamente,

Phil

17 Jul 2015, 20:00
What is a Activity?
What is a Activity?

Data de registro: 08 Mai 2014, 23:09
Olá Phil Santos, vamos lá.

em: "devo fazer uma classe java para cada um desses itens ou uma classe java só para todos estes itens."

Sim, uma classe para Fruta, outra para Verdura e outra para Legumes cada uma com seus próprios requisitos.

em: "Fazer uma página com as opções de tipos de alimento, frutas, verduras, legumes daí eu pensei, quando eu clicar em algum deles, por exemplo frutas eu quero que abra uma tela(activity) com uma lista na vertical das frutas maçã, banana, mamão, etc, daí eu pensei de novo, quando eu escolher a fruta sobre a qual eu quero informações eu vou clicar em cima dela então maçã seria um botão, banana outro botão e assim por diante, botões, daí quando eu clicar no botão maçã eu pensei, eu quero que abra uma nova tela(activity) com as informações da fruta, o nome da fruta na action bar e na tela uma foto da fruta, um audio falando da fruta, alguns textos falando sobre a fruta divididos em categorias de texto como por exemplo informações nutricionais da fruta, doenças que aquela fruta trata, entre outros textos sobre a fruta."

Então..., você pode fazer uma tela com um botão para cada item ex: Botão Frutas, Botão Verduras, Botão Legumes se forem apenas estas três categorias, senão, compensa fazer uma lista e quando clicar sobre o item desejado, disparar o evento de click do próprio componente abrindo assim uma Activity e carregando os dados aquele item.

em: "Neste pensamento de iniciante eu pensei que eu teria que fazer uma activity para cada coisa, pois eu ainda não sei muito bem como funcionam os fragments e suas vantagens, só que eu pensei, será que não vai ficar com muitas activity e o app vai ficar pesado(muito grande em MBs)? Só que eu não entendi ainda outra forma de fazer isso, só consigo visualizar isso com activities."

Para visualizar os dados por exemplo, você carregou uma lista de Frutas e clicou sobre Uva, dai você chamará uma Activity de Frutas e carregar os dados da Uva nos campos, ai você resolve voltar para a lista e clica em Pera, você chamará a mesma Activity de Frutas mas agora carregará as informações da Pera nos campos e o mesmo raciocínio com Verduras e Legumes.

Lembrando que se você cadastrar 500 Frutas todas elas podem ser abertas em uma mesma Activity assim como para Verduras e Legumes.

Espero ter ajudado, estas são algumas idéias e sobre Fragments, aconselho você a fazer com Activity primeiro e depois ir mudando pois a forma de se trabalhar com Fragment é um pouco diferente.

05 Fev 2016, 02:05
Responder Tópico   [ 4 Mensagens ]